Peninha lembrou que esta situação vem se arrastando há mais de 10 anos e até hoje a Celpa Equatorial não resolveu a situação destas famílias. Afirmou que os moradores vinham usando água do poço localizado dentro das dependências da Celpa, no Bairro da Floresta. Porém, nos finais de semana e feriados, são proibidos a pegarem água ali, Com isso voltam, a usar água contamina dos poços ou são obrigados a andarem vários quarteirões para pegar água saudável.
O parlamentar destacou que devido o consumo de água contaminada por combustível, já tem morador com sequelas, como o caso da Senhora Maria Eunice Ferreira de Souza. Ela mora há mais de 18 anos na 11ªRua do Bairro da Floresta e está fazendo tratamento no Mato Grosso.
A situação é antiga, frisou Peninha. Todos os poços da redondeza das dependências da Celpa estão contaminados. Ali, a antiga Celpa, matinha uma estação geradora de energia termoelétrica, que usava uma grande quantidade de óleo diesel e ao passar do tempo, houve a contaminação do lençol freático e consequentemente da água dos poços dos moradores da 11ª Rua do Bairro da Floresta, onde está localizada a estrutura da Celpa.
Também, no Bairro Jardim das Araras, onde existia uma estação termoelétrica da Celpa e que hoje está desativada, os moradores reclamam que seus poços estão contaminados, ressaltou Peninha.
A empresa até hoje não deu uma solução para o problema. Apenas permitiu que os moradores possam coletar agua no poço dentro das dependências, porém, nos finais de semana fecham os portões e ninguém pode pegar água no poço da empresa.
Os moradores, em torno de 20 famílias, agora, não querem apenas pegar água ali ou receber água mineral, ou a perfuração de um poço artesiano para atende-los. Contrataram um advogado e querem indenização pelos danos e sequelas que estão sofrendo pela contaminação.O vereador Peninha disse que já entrou em contato com o Reitor da IFPA, Professor Lucivaldo Figueira para que a instituição colete amostras de água nos poços dos moradores e faça uma analise laboratorial para conhecer o grau, nível de contaminação da água por óleo diesel. O pedido está sendo encaminhado através da Câmara de Vereadores de Itaituba.
Por outro lado, a Câmara de Itaituba e o advogado dos moradores vão realizar uma reunião com representantes da empresa para discutirem o problema e encontrar uma solução.
0 Comentários