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Imagem ilustrativa |
O Ministério da
Educação divulgou recentemente o resultado da avaliação realizada com alunos de
todo o Brasil, tanto da rede publica como particular do conhecido IDEB de 2013.
O município de Itaituba não alcançou a media 6.0 determinada pelo Ministério de
Educação.
Inclusive, nos anos
finais do ensino fundamental (8ª Serie/9º ano), o município caiu 3 pontos. O
penúltimo IDEB (2011), a média foi de 3.8. Já em 2013, baixou para 3.5, sendo
que a meta projetada para esse mesmo ano era de 4.0.
Algumas escolas municipais
de Itaituba atingiram a meta, outras
cresceram, mas na avaliação do MEC o município ainda está longe de alcançar a
media. Segundo o MEC existem escolas que estão em Atenção, outras precisam
Melhorar e tem muitas que estão em situação de Alerta. São estas três situações
que o MEC revela das escolas de Itaituba.
Como exemplo podemos
citar dados revelados pelo MEC que são decepcionantes. As escolas da Mão
Cooperadora, todas estão em Estado de ALERTA. O mesmo acontece com as escolas
Antônio Gonzaga Barros, Magalhães Barata, Águia do Saber, Dom Pedro, Helena
Cirino e São Tome. Todas elas estão em Estado de ALERTA.
Já as escolas Duque de
Caxias, Padre José de Anchieta, Maria do Socorro Bentes, Fernando Guilhon,
Maria da Consolação de Mendonça Cerqueira, Maria Oliveira de Mendonça, Djalma
Serique e Coronel Fontoura, são classificadas que precisam MELHORAR.
As escolas Barão do Rio
Branco, Haroldo Veloso, Carlos Sarmento, Cesar Almeida, Castelo Branco,
Juvêncio Correa e São Francisco das Chagas, estão em Estado de ATENÇÃO.
A média maior da meta
atingida por uma escola municipal de Itaituba foi 5,3. Foi na Escola Mundo da
Criança, mas que esta media precisa MELHORAR.
Apesar de algumas
escolas terem atingida a meta, Itaituba teve um aprendizado de 4,76%; fluxo de
0,80 e o IDEB foi de 3,8. Na avaliação do MEC, o município precisa melhorar
35,5%, dar mais Atenção em 35,5% e em Estado de Alerta 29,0%.
Esta avaliação foi
feita em Português de alunos que estudam até o 5º ano. Leitura e interpretação
de textos, dos 2.455 alunos, apenas 498 demonstraram aprendizado adequado, que
equivale a 21% dos alunos avaliados. Outro
dado do MEC revela que em cada 100 alunos, 20 não foram aprovados no fluxo
0,80.
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