Ouvimos diariamente em Itaituba e
estamos lendo na imprensa Nacional que chegarão em nosso município inúmeros
empreendimentos, o que criou em nós a expectativa de que isto iria impulsionar
o município com a melhoria da cidade, da vida da população em todos os
aspectos. Até que ganhamos esta melhoria, mas tem gente que é contra o nosso
progresso, que em vez de ajudar, atrapalha e parece querer nosso atraso.
Itaituba
já foi uma cidade, que registrou o maior movimento de pequenos aviões do mundo,
é um dos maiores produtores de ouro do Brasil, possui um subsolo rico com
calcário, ouro, diamante, cassiterita e etc. temos um dos rios mais bonitos e
belos do mundo, o Rio Tapajós, que deverá abrigar uma das maiores Hidrelétricas
do Planeta, uma floresta de causar inveja às outras cidades brasileiras, e por
Itaituba estar em uma localização estratégica, foi a ultima descoberta para
futuros empreendimentos.
Apesar
de tudo isto e um pouco mais, já era para Itaituba estar bem melhor. Tudo o que
chega aqui e é bom, dura pouco, a prova disso é que há tempos foi colocada uma
lancha para fazer o percurso de Itaituba-Santarém-Itaituba.
Com
o passar do tempo, alguns empresários modernizaram seus equipamentos e isto
significa mais rapidez, segurança, conforto aos passageiros. Outros empresários
ficaram no tempo e com a omissão ou conivências de órgãos do governo, que
deveriam ser os primeiros a zelarem pela segurança e conforto dos passageiros,
permitem que a região volte ao passado, numa demonstração clara de RETROCESSO.
Estamos falando da atitude da ARCON, órgão responsável pela organização dos
transportes fluvial e rodoviário no Estado do Pará.
Este
órgão já deveria ter regularizado a linha das embarcações neste trecho
Itaituba-Santarém-Itaituba. Mas o que estamos vendo é um empurra- empurra,
entre as responsabilidades e com isso quem sofre é a população, que fica no meio do fogo
cruzado, servindo de “fantoche”.
Nenhuma
das lanchas que fazem linha no trecho Itaituba-Santarém-Itaituba tem permissão.
A permissão dada pela ARCON é para a lancha Princesa do Tapajós, que há muito
tempo está parada em Santarém, e esta permissão está sendo usada por outra
lancha pertencente a outra empresa, ressalte-se que esta permissão estava
vencida há 7 anos e nunca a ARCON cancelou, e somente agora em 2014 foi
atualizada. A outra permissão, dada para a Perola do Tapajós, foi cancelada
pela ARCON.
Como
a ARCON até hoje não realizou licitação desta linha, fica esta disputa e quem
perde com isto é o povo. Agora, a justiça estadual concedeu uma liminar
mandando parar a lancha ANNA KAROLLYNE, e a lancha PÉROLA DO TAPAJOS fazer a
linha mas ela está sem condições de circulação e quem vai substitui-la será a
lancha Moreira Silva, que pertence a
outra empresa e não a empresa Diniz, que foi quem ganhou a liminar na justiça,
mas que também não atende nossos anseios, pois tem capacidade apenas para 100
passageiros.
A
justiça mandar parar a Lancha Anna Karollyne para a lancha Perola do Tapajós
entrar na linha é como substituir um Boeing por um teco-teco. Porém, a justiça
julgou o que está no papel, e a ARCON deveria já ter resolvido esta polemica,
assinando um TAC com as empresas concedendo a permissão para as lanchas que
fazem esta linha, obedecendo critérios, como segurança conforto, rapidez e as
demais exigências que as leis obrigam. Com esta liminar quem vai sofrer é a
população.
Aqui
não estamos defendo A ou B, mas sim o que é melhor para nossa população.
Qualquer empresa que ofereça o melhor serviço para nossa população, sem duvida
terá nosso apoio. O que queremos é segurança, conforto, que é um direito nosso.
0 Comentários