SEMMAP MUDA LEGISLAÇÃO MINERAL EM ITAITUBA

33 LO provisórios entregue pela SEMMAP
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção de Itaituba-SEMMAP vem ultimamente mudando a legislação mineral, por exigências do geólogo ENZO LUIS NICO JUNIOR. Estas exigências absurdas têm revoltado geólogos e até garimpeiros, que procuraram este blog para denunciar as aberrações da SEMMAP, que em vez de agilizar a legalização da garimpagem, vem dificultando.
O geólogo, que hoje é o responsável pelo parecer técnico na SEMMAP para a liberação destas licenças, vem de todas as maneiras inventando legislação, que vão desde a escritura da área requerida para garimpar até reconhecimento de assinaturas.
O geólogo ENZO não pode ser acusado novamente por garimpeiros e geólogos de Itaituba do crime de assédio moral, como ocorreu em São Paulo, onde era Superintendente do DNPM e depois de varias manifestações foi exonerado do cargo, conforme processo criminal nº 0054173-98.2011.8.0224, na 5ª Vara Criminal do Fórum de Guarulhos, em São Paulo, pois  está acusação só se aplica para eventuais funcionários da Secretaria e Enzo não é funcionário da SEMMAP, apenas contratado como consultor. Um dos garimpeiros, mas exaltado chegou a dizer que “Itaituba não é lixeira de São Paulo”, se referindo ao geólogo que veio de  São Paulo, depois de ser demitido do cargo de Superintendente do DNPM por assédio moral. 
Nosso Comentário. Quando assumiu o cargo, o geólogo ENZO começou  muito bem seu trabalho, analisando e dando parecer nas liberações de licenças ambientais. Porém, após a entrega de 33 LO provisórios pela SEMMAP as coisas mudaram na secretaria. Foram expedidos vários ofícios para geólogos, cooperativas e garimpeiros cancelando as LO provisórias, mas o dinheiro pago não foi devolvido. Depois passaram a exigir novos documentos para expedir novas LO. 
Os que cumpriram estas exigências receberam as LO definitivas. Em seguida, novas notificações ameaçando cancelar as LO foram expedidas. Agora o cancelamento seria por conta das assinaturas das declarações que precisam ser reconhecidas. A pergunta que está no ar.
Prefeita Eliene Nunes entregando L.O
 
A prefeita Eliene Nunes é conivente ou omissa nesta questão, pois participou da solenidade de entrega das 33 LO, inclusive homenageando seu pai, que trabalha na garimpagem há mais de 40 anos. Esta festa foi um estelionato ou uma farsa?, já que de nada adiantou as LO entregues. Outra questão: o dinheiro vai ser devolvido? ESTAS PERGUNTAS MERECEM RESPOSTAS. AGUARDAMOS.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa noite Sr Peninha, não o conheço, mas sempre leio seu blog; eu moro em Moraes de almeida e a minha mãe trabalha no garimpo surubim;
    Eu não concordo que este senhor Enzo começou bem como o Sr escreve, pois no ano passado ele falou para a minha mãe dentro desta SEMMAP que ela era ladra do ouro do Brasil porque não estava legalizada; mas ela foi lá justamente para isto; eu queria saber se ele teria coragem de falar para o meu pai se ele estivesse vivo; ele só fala isto para mulheres indefesas;
    Ele nos indicou um geólogo de Santarém que cobrou 18.000,00 para nos legalizar
    Depois o Sr Rui Mendonça que diz ser dono da peelgé onde a minha mãe tira o nosso sustento com uma quatinha disse para nós que era o sócio deste Enzo da SEMMAP, e que se não pagássemos os 10% do ouro, o Enzo viria com a policia prender o nosso par de máquinas e dar voz de prisão para ela.

    Pelo amor de DEUS, nos ajude!

    Rosa Nunes Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Não me formei em São Paulo como o Enzo, mas eu passei mais de 30 anos no Tapajós e muitos no mato junto com os garimpeiros; Enzo sempre quer me fazer entender que eu não entendo nada, por ter me formado no norte; já falou que sou uma múmia porque não grito para as pessoas como ele gosta de fazer;
    Eu sou geólogo formado no Para, trabalho em Itaituba desde os anos 80, tentando resolver a situação legal dos garimpeiros apesar de leis que como o Enzo não entendem nada do garimpo;
    Não entendendo o que eu escrevo por não conhecer nada da Amazônia, ele faz exigências ridículas para dar a impressão que sabe.
    Aceito ser julgado pelo geólogo Enzo, só depois de ele aprender tanto a usar GPS e bússola, e saber o que é uma escala de 1/10.000 e 1/250.000 e pelo menos ele respeitar as minhas 11 malárias comprovadas no instituto Evandro Chagas, como eu adquiri; não ele que não conhece a Amazônia e sim são Paulo.
    Depois da “EU DOU VOZ DE PRISÃO” e “EU FUI SUPERINTENDENTE DO DNPM”; esquece-se de falar “EXONERADO” sob manifestações populares, a frase que o Enzo mais gosta é INDEFERIDO DE PLANO.
    Só o Chefe dele ainda acredita no que ele fala;

    Enzo, o povo humilde do garimpo esta te INDEFERINDO DE PLANO

    Geólogo Meireles

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)