A BR-230, Rodovia Transamazônica, foi construída na década de
1970 no Plano de Integração Nacional. São mais de 40 anos de existência e a
rodovia nunca recebeu um trato merecido e a população é quem sofre, pois o direito
de ir e vir com tranquilidade e segurança é bloqueado com as péssimas condições
em que se encontra esta via de circulação.
Estive
(PENINHA) três dias percorrendo a BR-230, trecho Itaituba-Jacareacanga-Itaituba,
e vi de perto a situação atual desta via. A condição de trafegabilidade é
péssima há meses, apesar de constantes recursos financeiros que foram
viabilizados para a sua recuperação. A Rodovia Transamazônica é uma verdadeira
trilha: quando dois veículos se cruzam, um tem sair da trilha, correndo o risco
de bater na ribanceira ou ir para o abismo, que alias é o que existe em
abundância ao longo desta estrada.
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Ponte no pé da ladeira, fora do eixo da estrada. |
O perigo ronda quem trafega nesta BR, pois
são centenas de curvas, estreitas e sem sinalização, e o risco de colisão com
outro veículo é enorme. Inclusive, recentemente, a falta de sinalização
provocou um grave acidente, causando a morte do delegado de Policia de
Itaituba, Antonio Carlos e ferimentos graves nos dois outros ocupantes do
veiculo oficial da policia. As placas, na suas maiorias pequenas e escondidas
no mato, não são vistas pelos condutores dos veículos, fato suscetível a acidentes
nas pontes.
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Para que lado segue a estrada. Cadê a sinalização? |
Apesar das pontes, algumas, na parte de cima se mostrarem
perfeitas, na parte de baixo estão às
ruínas e sempre fora do eixo da estrada. Em grande parte o mato toma conta
estreitando a estrada, e curvas em cima de curvas, sem nenhuma
sinalização. Outro grande perigo, são
as centenas de pedras espalhadas sobre a estrada, o que tem causado também
acidentes, devido o pneu furar, bater o Carter, quebrar a mola, amortecedor ou
tentar desviar da pedra e perder a direção do veículo.
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Assim esta a ponte do cipó. |
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Assim esta a ponte do cipó. |
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Assim esta a ponte do cipó. |
Quando chove, tem
ladeiras que os veículos não sobem e nem descem, devido ficarem lisas. Também
nas margens da estrada, grandes crateras se formam, ameaçando e destruindo a
pista de rolamento. São perigos constantes que quem trafega nesta estrada
encontra. A ponte sobre o Igarapé do Cipó apresenta inúmeros buracos sobre o
assoalho, onde a qualquer momento um carro pode virar ou o pneu engatar nas
tabuas. O perigo ronda dia e noite a
Rodovia Transamazônica, colocando em risco a vida de pessoas que nela trafegam
todos os dias.
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Erosão está destruindo as margens da estrada. |
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O mato toa conta da estrada. Duas pontes: Qual e a usada? |
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