Quem ler esta manchete fica perguntando como vão ser
construídos portos em Ruropolis, se a cidade fica no entroncamento das rodovias
Cuiabá Santarém e Transamazônica e ali não tem rio. Pois bem. Com as dificuldades
da legalização da légua patrimonial de Miritituba e mais o empecilho da CDP
–Companhia Docas do Pará em querer 161 hectares de terra nas margens do Rio
Tapajós, os empresários não conseguiram documentar suas terras nas margens do
Rio Tapajós e por isso estão buscando alternativas para construir seus
empreendimentos em áreas que existe documentação da terra. A região encontrada
pelos empresários foi da comunidade de Santarenzinho. Ocorre que as áreas que
estão sendo adquiridas pelos empresários para a construção dos portos e até do
terminal de combustível do Ipiranga, está localizada nas margens do Rio
Tapajós, porem em terra pertencente ao município de Ruropolis, segundo o IBGE,
que inclusive forneceu com exclusividade
a este Blog o mapa dos limites entre os
municípios de Itaituba e Ruropolis. Inclusive a própria comunidade de
Santarenzinho está localizada dentro da área territorial do Município de
Ruropolis. Caso os empresários confirmem os empreendimentos na região do
Santarenzinho, Itaituba vai perder para Ruropolis grande parte dos
investimentos que estavam previstos acontecerem no Distrito de Miritituba.
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