A crise portuária no Brasil, tem causado incalculáveis
prejuízos a Nação, devido o atraso na
entrega, principalmente de grãos aos Países da Europa. A China, inclusive
desfez alguns contratos com produtores de soja brasileiros, por causa no atraso
na entrega do produto.
O atraso na exportação, não apenas de soja, mas de vários
produtos brasileiros está ocorrendo devido o congestionamento nos portos de
Santos e Paranaguá. Devido o grande movimento, não apenas de exportação, mas
também de importação, estes portos não tem as mínimas condições de atender as
demandas e com isso as carretas carregadas de grãos, principalmente soja, ficam
mais de 40 dias em filas aguardando a vez para desembarcar os produtos para
serem exportados.
Para o Ministro dos Transportes, Paulo Passos, os portos de
Miritituba irão aliviar o escoamento da safra de soja, mas só da próxima safra,
já que ainda este ano será concluída a pavimentação da BR-163 até os portos de
Miritituba. Passos disse a imprensa, que 52% do trecho de terra da BR-163, até
os portos de Miritituba, de um total de 883 quilômetros, já foram asfaltados.![]() |
Ministro de trasportes Paulo Passos com Peninha |
O Ministro dos Transportes, reconheceu que no que depender de
ampliação da infraestrutura de transportes, a atual safra de grãos brasileira
vai continuar demorando a ser embarcada. Passos afirmou que não há em andamento
sob a supervisão do Ministério dos Transportes, nenhuma obra para ser entregue nas próximas semanas que alivie o
problema nos portos para agilizar a exportação de grãos.
Outro problema, é que os órgãos governamentais não estão
falando a mesma língua, o que vem atrasando também a construção dos portos em
Miritituba. Até hoje, INCRA, TERRA LEGAL , MINISTÉRIO DAS CIDADES E SPU e o
próprio Ministério dos Transportes não decidiram sobre a legalização das terras
que facilite a instalação destes portos. A melhor solução hoje, para evitar
mais burocracia, é repassar estas terras para a légua patrimonial do município,
afim de documentar com mais rapidez os portos que estão prontos e os que serão
construídos em Miritituba.Algumas obras estão paradas, na sua maioria, por causa do
impasse que surgiu agora, a CDP-
Companhia Docas do Pará está querendo
barganhar 160 hectares de terra, e se isto acontecer vai atrapalhar a
construção de pelo menos três ou
quatro portos em Miritituba.
Estas terras, caso a CDP ganhe, deverão ser usadas com o famoso modelo de
CONCESSÃO para terceiros e poderá causar a retirada de empreendedores, que há
anos ocupam esta área em Miritituba para outras áreas, como Santarenzinho.
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