Na última sexta feira dia 17 na condição de presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, estive presidindo a reunião da prestação de contas do ano de 2010, referente aos oito meses de administração do prefeito Valmir Clímaco de Aguiar
Lider do governo Peninha, Sec.Administração Paulo Cezar,contador e vereador Cezar Aguiar |
Aquisição de cadeiras modernas em estilo e designer moderna,comprovam que muniicpio não está inadiplente. |
população prestigiou a prestação de contas |
Por isso somente em março de 2011 o atual prefeito Valmir Clímaco teve acesso às contas do quadrimestre de Roselito Soares da Silva. Este fato atrasou e deixou o município inadimplente, obrigando o atual prefeito a entrar na justiça com uma representação contra o ex prefeito para garantir a adimplência do município.
Contestando as criticas de Cezar Aguiar, Peninha questionou os seis meses que o ex prefeito passou para prestar contas do 1º quadrimestre o que comprometeu o andamento do governo, e prejudicou o município sem que Cezar Aguiar tenha feito qualquer crítica ou contestação.
De fato o município atrasou a prestação de contas do ano de 2010 pelo motivo acima exposto, mas nem por isso ficou inadimplente. Tanto é que o município recebeu convênios com o governo federal para aquisição de três lanchas e microônibus para a educação e mais convênio para compra de seis mil mesas com cadeiras para as escolas municipais.
Na prestação de contas apresentada na Câmara pelo contador Claudini Brito, representando a prefeitura através de data-show exibiu números mostrando que em 2010, Itaituba recebeu R$ 99.000,000,00 (noventa e nove milhões de reais )sendo que desse montante, 40% foi aplicado na educação, quando a lei determina que seja aplicado no mímino 25%.
Na área de Saúde, a obrigação é de no mínimo ser aplicado 15% e o prefeito investiu 27% desse montante. Quase o dobro cobrado pela lei. Um dos fatos destacados pelo contador é que nos oito meses do atual prefeito, o gasto com pessoal ficou abaixo do que a lei determina que é de 54%, com o município tendo gasto apenas 51%. Enquanto no governo anterior (Roselito Soares) só em janeiro de 2010 o gasto com pessoal estava em 78%.
Acho estranho que alguns membros da imprensa e de entidades do município cobram a prestação de contas, entretanto quando ela ocorre eles não aparecem e por desinformação ficam fazendo críticas sem base técnica legal da informação, já que por cobrarem tanto deveriam estar presente para possíveis questionamentos.
1 Comentários
Dentre outros fatos interessantes presentes na postagem, o que mais me chamou atenção e atenuou meu inconformismo, foi o mau uso dos recursos midiáticos e sua forte influência. Como deve ser do conhecimento de todos, dentre os mais importantes meios de comunicação de massa, está a TV, que, infelizmente, não têm cumprido seu papel. embora a área de abrangência do meu poder de persuasão seja bem inferior à da TV, utilizar-me-ei da liberdade de expressão que me é garantida para criticar o mau uso da mídia, mais particularmente da TV, que ultimamente transformou-se em mais um campo de batalha para oposição e situação atingirem seus interresses pessoais, ou seja, a maioria das emissoras já não preocupa-se mais em satisfazer interesses comuns à sociedade, expondo e buscando solução aos problemas e fatos de interresse de todos, mas em alfinetar o governo e alienar a sociedade, voltando-a contra os governantes. Fato que reafirma o que eu disse, é o fato de que a imprensa não se fez presente na Prestação de contas que tanto solicitou, premissa que me levou a concluir que não há interesse em mostrar a realidade dos fatos presentes que são frutos de acontecimentos passados e que se levados a conhecimento de todos, prejudicaria aos que são encobertos e protegidos pela própria mídia. Não busco com esse comentário fazer sensacionalismo, criar falácias, ou generalidades, mas expor de forma EXPLÍCITA o ponto de vista que compartilho com os demais cidadãos que têm acesso à mais informações do que os conformados e alienados. Parabenizo aos que usam a mídia(Rádio, jornal escrito, TV, INTERNET, etc) à favor da sociedade, e utilizam-se de ética profissional para emitir informações compostas de realidade, aos receptores com sede de verdade. Ass: Carla Braga.
ResponderExcluir