RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

VEREADOR PENINHA HOMENAGEIA NICIAS RIBEIRO


UM POUCO DE NICIAS LOPES RIBEIRO

Homem simples, honesto e  determinado.
Colegas Vereadores, Vereadoras.
Na sessão de hoje, quero fazer uma homenagem a um homem, que dedicou sua vida ao Pará, usando a Politica como instrumento da solução dos problemas do povo.
Conheci Nicias Lopes Ribeiro, nos anos de 1986, quando andava pela Transamazônica, mas precisamente na região de Ruropolis para criar aquele município. Um certo dia, fui convidado pelo empresário Manoel Costa Souza, o Goiano para ir até sua fazenda para participar de uma reunião. Reunião esta que serviria para tratar assunto sobre a criação do município de Ruropolis. Ao chegar ali, estava o Deputado Estadual Nicias Ribeiro. Fui apresentado a ele e como na época eu trabalhava como jornalista, entrevistei Niciasi Ribeiro.Na conversa, peguntei a ele, porque só criar o município de Ruropolis, desmembrando de Aveiro e não dividimos Itaituba, que a época era o maior município em extensão territorial do mundo, com 165,578 Km quadrados. O então deputado me deu a seguinte resposta: Meu caro repórter, para isto acontecer, preciso que em Itaituba tenha um politico de coragem para encabeçar esta luta. Você bem que podia fazer isto. Entre na politica e quando estiver na politica me procure que juntos vamos dividir Itaituba, criando os municípios que forem possíveis. Aquelas palavras, me chamaram a atenção. Em 1988, me candidatei a vereador e fui eleito pelo PTB. Assumir o mandato em 1 de Janeiro de 1989. Dias após assumir o cargo de vereador fui a Belém e procurei o deputado Nicias Ribeiro em sua casa. Disse a ele. Deputado, sou vereador e vir aqui pedir seu apoio para criarmos os municípios de Jacareacanga, Crepuri, Novo Progresso e Trairão. Foi quando começou nossa luta pela divisão territorial do município de Itaituba.
A luta foi árdua e Nicias Ribeiro foi um dos grandes lutadores pela criação destes municípios. No plebiscito conseguimos criar Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.
Nossa luta não acabou ai. Com a criação dos municípios, Nicias passou a ser um deputado frequente na região. Lutou pela criação das comarcas de Jacareacanga e Novo Progresso. Consegui junto o então Governador na época Jader Barbalho a compra do prédio para o funcionamento do 15º BPM em Itaituba. Conseguiu a compra do prédio, onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu a compra do prédio para a instalação do IPASEP em Itaituba. Conseguiu a compra do prédio para a instalação da Justiça do Trabalho em Itaituba. Mas um das suas grandes lutas, foi pelo Tramoeste, trazendo energia de Tucuruí para a região Oeste do Pará.
Era um dos grandes lutadores pelo asfaltamento das rodovias Cuiabá Santarém e Transamazônica e mesmo não tendo mandato eletivo trabalhava pela construção do complexo de hidrelétricas do Tapajós.
Nicias Ribeiro morreu, mas sua historia ficará na eternidade da região, pela suas lutas e conquistas.
Neste momento em que o Pais passa, POUCOS HOMENS PUBLICOS, podem ser NICIAS RIBEIRO. Honesto, Serio, Responsável. Nunca respondeu a nenhum processo em sua vida publica. Nunca fez nada por dinheiro, mas por amor ao Pará.
Amigo, me orgulho ter lhe conhecido.
Me orgulho ser seu amigo
Me orgulho ser seu compadre
O que nos ensinou, jamais esqueceremos.
Valeu..
Descanse em Paz.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário