RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 24 de março de 2017

PENINHA COBRA DA COSANPA MELHOR ATENDIMENTO EM ITAITUBA


 questão da qualidade e abastecimento da água potável em nosso município é constante, o que prejudica a população da cidade  e do interior. Há anos a COSANPA  possui uma concessão do município para explorar o serviço em Itaituba e nunca a contento prestou este serviço, disse o vereador Peninha no plenário da Câmara de Itaituba na manhã da ultima quarta feira.
O Estado, através de convenio com a Caixa Econômica vem há mais de 5 anos executando um projeto de captação, tratamento e distribuição de água na cidade, porém, até hoje este projeto ainda não foi concluído. O pior, este atendimento, hoje, só beneficia uma parcela mínima da população (15%) , com péssima qualidade de água e péssimo atendimento, ressaltou Peninha.
Varias comunidades no município de Itaituba possuem  pequenos micro sistemas de abastecimento de água. Todavia a COSANPA não assume. A maioria, o município administra e outra parte particulares administram, salientou o edil.
Em 2008, lembrou Peninha, o então prefeito Roselito Soares da Silva, assinou um convenio com o Estado, através da Lei Municipal nº 1.914/2008, transferindo  por delegação este serviço, mas a COSANPA  até agora só assumiu o  abastecimento de agua na cidade.
Agora,continuou o parlamentar, a AMPORT- associação que agrega empresários portuários concluiu na Vila de Miritituba, a construção do micro sistema de água, com a captação e tratamento e o município não pode terceirizar este e outros micro sistemas no interior, por conta desta concessão. A COSANPA, afirmou Peninha, precisa se manifestar, quanto a sua responsabilidade. Se esta concessão abrange a exploração do serviço de fornecimento de água também no interior ou somente na cidade.
O parlamentar itaitubense dirigiu requerimento, a Direção da CONSANPA, no sentido de o órgão se manifestar sobre sua responsabilidade na exploração do serviço de abastecimento de água no município de Itaituba, pois caso a COSANPA  não se mostre interessado em assumir o serviço no interior, o vereador pretende propor ao Poder Executivo a privatização dos abastecimentos de água no interior, como por exemplo Miritituba, Barreiras, São Luiz do Tapajós, Campo Verde, Moraes Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário