RIO TAPAJÓS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

PENINHA VOLTA A CRITICAR O INCRA

“Será que é verdade ou estão brincando com a nossa cara”. Assim começou a entrevista coletiva o vereador Peninha com a imprensa em Itaituba para comentar a Nota de Esclarecimento do Incra sobre o abandono da Unidade Avançada do órgão em Itaituba. O edil afirmou que o órgão está “falido” e tentam esconder isto. Entende perfeitamente a justificativa da superintendência em tentar “Tapar o Sol com a Peneira”, quando fala em estruturação da autarquia. Isto estamos ouvindo há anos. Primeiro extinguiram a Unidade. Depois reativaram e agora abandonaram. Só acredito vendo esta estruturação, alegou o vereador.

Porém, o que mais tem revoltado o edil, é o tratamento que o Incra vem dado aos colonos em Itaituba. Na unidade avançada não se protocola nenhum documento e não se entrega nenhum documento. Não tem chefe e nem um responsável para despachar, lembrou Peninha. O que estamos querendo é o mínimo de atendimento. Enquanto não acontece esta estruturação, que pago para ver, o órgão deveria ter um mínimo de senso com os usuários
 Não estamos pedindo muito. Queremos apenas que alguém do órgão na Unidade Avançada seja designado para assinar estas certidões, pois está medida paliativa de o colono requerer na unidade e o funcionário do órgão encaminhar esta certidão para ser assinada em Santarém é um absurdo. Como  vai despachar este documento, se o Incra não possui mais nem malote no correio. Quem vai pagar a ida e o retorno destes documentos para serem assinados em Santarém?, pergunta o vereador.
Não funciona assim. Isto é centralização e burocracia, afirma Peninha. O edil pergunta quantos dias esta certidão vai levar para ir, ser assinada e retornar a Itaituba. O colono de Jacareacanga, Aveiro ou Trairão vai ficar em Itaituba esperando  esta certidão chegar assinada de Santarém, disse Peninha.

Se tiverem bom senso e boa vontade se resolve fácil. É só a Superintendência Regional, que tem poderes, designar um servidor do quadro de funcionários lotados na Unidade Avançada de Itaituba, para assinar este documento. Isto já seria um grande serviço prestado pelo Incra. Caso ao contrário, a sugestão da superintendência Regional não vai funcionar, concluiu Peninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário