RIO TAPAJÓS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

INCRA EM ITAITUBA EXISTE APENAS DE NOME




O vereador Peninha teceu varias criticas ao INCRA. O vereador disse que o INCRA em Itaituba existe apenas de nome, pois nada faz, apesar de ter uma estrutura. Pelo período de mais de um ano foi nomeado um chefe que nunca apareceu na unidade de Itaituba. Trata-se de um funcionário que recebia em Brasília como chefe em Itaituba. Depois foi nomeado um funcionário local, que já foi exonerado. Agora não tem chefe na unidade de Itaituba e ninguém despacha nada, disse Peninha.

Hoje, para um colono conseguir uma Certidão que comprove que ele é agricultor, tem que ir a Santarém, pois não tem ninguém aqui em Itaituba para assinar. Também ir a Santarém, este colono não tem a garantia que vai conseguir rápido esta Certidão ai se não conseguir este documento, não consegue o beneficio da previdência(aposentar ou auxilio a doença), frisou Peninha.


  Esta situação, não está prejudicando apenas os colonos de Itaituba, mas dos municípios de Jacareacanga, Aveiro e Trairão, que dependem do Incra daqui de Itaituba, lembrou Peninha. Estes colonos são obrigados terem despesas com   passagem ida e volta até Santarém e ainda, transporte local, alimentação e até hotel, quando são obrigados a esperarem a expedição desta certidão.
O vereador classificou de vergonha publica o que vem acontecendo com INCRA em Itaituba. Um órgão que muito fez, e que tem grande importância para os agricultores, hoje está entregue as baratas. A direção do órgão em Brasília não está nem ai. Qualquer coisa que precisamos do INCRA em Itaituba, temos que nos dirigir a Rurópolis ou a Santarém, destacou Peninha.
Lembrou o vereador, que a Superintendência em Santarém é muito disputada pela classe política, mas a unidade de Itaituba está esquecida, apesar de ter um quadro de funcionários efetivos e competentes, mas pouco valorizado pelo INCRA nacional. Tanto é verdade, que nomearam para chefia daqui um funcionário de Brasília, que nunca colocou os pés aqui. Porque não nomear algum funcionário que reside aqui, indagou Peninha.
Um requerimento apresentado por Peninha foi aprovado esta semana na Câmara de Itaituba, solicitando do INCRA Nacional e dos deputados federais WLADIMIR COSTA, FRANCISCO CHAPADINHA e JOSÉ PRIANTE, providencias no sentido de que seja nomeado urgente um chefe para unidade de Itaituba, afim de evitar esta humilhação que os colonos de Itaituba e região estão sofrendo para conseguir uma certidão que comprove que ele é agricultor para poder conseguir beneficio na previdência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário