RIO TAPAJÓS

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

MUNICÍPIO FECHA TURMAS DO EJA EM ITAITUBA

Imagem ilustrativa
O vereador Peninha recebeu denuncia de vários alunos de que turmas do EJA estariam sendo fechadas em Itaituba. Segundo os denunciantes, o fechamento destas turmas, vai causar uma evasão muito grande de alunos, pois com este curso funcionando em varias escolas localizadas nos diversos bairros da cidade já estava havendo evasão (desistência de alunos). Agora com a distancia, ai é que vai haver a desistência de dezenas de alunos do Eja na cidade.

Após a denuncia, o vereador Peninha procurou a Secretaria de Educação, Usalda Miranda para saber sobre o fechamento destas turmas do EJA. A professora confirmou ao vereador Peninha o fechamento de varias turmas, das 65 que funcionam na Zona Urbana. A representante da educação afirmou ao vereador que o fechamento está ocorrendo por causa da grande evasão de alunos do Eja. Como exemplo Usalda citou que em algumas escolas tinha turmas com 6 alunos.
Imagem ilustrativa

A professora Usalda disse também que na cidade funcionaram em 2015, 11 escolas com Eja e a partir de 2016, serão reduzidas para 7 escolas. Com referencia ao funcionamento do Eja no interior a professora confirmou o incentivo. Não haverá redução de turmas. O EJA vai funcionar normalmente no interior. Na cidade em 2015 estudaram no EJA 2.222 alunos e no interior 543 alunos, segundo levantamento preliminares da SEMED.
Para o vereador Peninha, o fechamento de turmas do EJA nestas escolas causará uma desistência muito grande de alunos do curso. O edil lembrou que se o aluno  morando perto da escola já não vai a escola imaginem a escola distante da residência do aluno. Como exemplo Peninha disse que na região que engloba os bairros da Liberdade e Floresta, vai funcionar o Eja apenas na escola Brigadeiro Haroldo Veloso. O aluno que mora aqui na 1ª Rua da Liberdade jamais vai se deslocar até o Haroldo Veloso para estudar, continuou o vereador.

No encontro com a Secretaria, o vereador Peninha pediu para a professora  Usalda analisar com carinho esta situação, pois esta medida pode acabar com o EJA em Itaituba, principalmente na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário