RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 22 de maio de 2015

CPI OUVE PRESIDENTE DO CONSELHO DO FUNDEB

Um dos depoentes mais esperados para ser ouvido na tarde de ontem, foi o presidente do Conselho Municipal do Fundeb, Raimundo Nonato da Silva, conhecido por Nonatinho do Forro. Ele foi o segundo a prestar depoimento como testemunhas aos membros da CPI.
Perguntado sobre vários assuntos, o representante do Conselho do Fundeb, desconversava, mais acabou caindo em contradição quando foi indagado pelo presidente da CPI, vereador Isaac Dias. Ele disse que sabia que o município tinha usado dinheiro do Fundeb para construção das dez quadras polivalentes e das creches.

Sempre argumentando que não tinha estudo, já que somente agora estava fazendo o seu primeiro grau, desconhecia muitas coisas sobre o uso do dinheiro do Fundeb. Tinha uma cartilha que foi lhe dada para saber o qual e como deve ser desempenhado o papel do conselheiro.
O momento mais complicado do depoente foi sobre a tal reunião secreta ocorrida por apenas alguns membros do conselho para aprovar a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2014. Afirmou que no dia da reunião, dia 27 de Abril, encerrava o mandato de todos os membros daquele conselho.
Nonatinho disse que no dia 27, quando estava na rua fazendo propaganda, recebeu uma ligação da professora Sandra Azevedo pedindo para ele comparecer na SEMED-Secretaria Municipal de Educação para emitirem parecer sobre as contas do 3º Quadrimestre do Fundeb. Em pouco minutos  Nonatinho chegou a Secretaria e foi para o gabinete da secretaria de educação, onde de portas fechadas se reuniu com outros(maioria) dos membros do conselho. Confessou que ali foi redigido um parecer e juntamente com os demais membros assinou.
Sobre a convocação dos demais membros, no caso dos representante do Sintepp no conselho, ele disse que assinou os convites para esta reunião, não podia confirmar se eles receberam este convite.
Também Nonatinho disse que a reunião foi no gabinete da Secretaria, porque na sala onde funciona os conselhos a internet estava fora do ar.
Seu depoimento foi cheio de duvidas e o Relator da comissão, pediu a presidente da CPI para que fosse feita uma careação entre o Presidente do conselho, Nonatinho e os representantes do Sintepp no conselho, Antônia Suely Souza e Lazaro Guedes, pois Peninha achou que Nonantinho mentiu a comissão, quando  faltou com a verdade sobre este episodio.

No depoimento já tomado pela CPI, Antônia Suely e Lazaro,  afirmaram que Nonatinho mentiu para eles na ligação que fizeram via celular. Nonatinho, estava dentro do gabinete da Secretaria de Educação, de portas fechadas com os demais membros do conselho elaborando o parecer sobre esta prestação de contas e no telefone disse que estava em uma loja no centro da cidade. Quando a porta abriu, os representantes do Sintepp no conselho flagraram a tal reunião secreta.

Já o Presidente da CPI, vereador Isaac Dias vai também convocar os demais membros do conselho, entre eles, Sandra Azevedo, Joelma Braga e Tatiele Betol para serem ouvidos sobre a analise e o parecer dado na prestação de contas do 3º quadrimestre de 2014, já que o parecer está sob suspeita, uma vez que foi realizada em caráter de urgência, no ultimo dia do mandado dos conselheiros, no gabinete da Secretaria, as portas fechadas e não ter sido convocados os demais membros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário