RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 12 de março de 2015

GERENTES DE BANCOS SE REUNEM COM VEREADORES

Na manhã de hoje (12), a convite do vereador PENINHA, os gerentes das agencias bancarias reuniram-se na Câmara Municipal de Itaituba com os vereadores. Estiveram presentes o gerente do Bradesco, Josué Cabral Pereira;  Caixa Econômica, Jorge Luiz Souza dos Santos; Banco da Amazônia, Jeffter Coelho Parente e do Banco do Brasil, Antônio Junior Baranda Oliveira. Os vereadores presentes, Luiz Fernando Sadeck dos Santos, autor do requerimento que convocou a reunião, Isaac Dias, João Paulo Maister, Iamax Prado e Nicodemos Aguiar.

O autor da convocação falou das reclamações contras as agencias bancarias, principalmente Caixa Econômica, Bradesco e Banco do Brasil, que nos finais de semanas e feriados os caixas eletrônicos não funcionam. Também reclamou do atendimento demorado dentro da agencia. Tem dia que o cliente fica mais de 2 horas na fila aguardando ser atendido.
Peninha disse que os caixas eletrônicos das agencias, principalmente do Bradesco e Banco do Brasil, nos finais de semana e feriados prolongados só serve para fazer deposito, pagar conta ou fazer transferência de dinheiro entre contas. Para saques não funcionam os caixas, afirmou Peninha.
Em seguida o gerente do Bradesco, Josué Cabral, defendeu o banco dizendo que não é todo final de semana que ocorre este problema. Isto ocorre mais quando sai o pagamento dos funcionários da prefeitura de Itaituba. Pediu para os vereadores reforçarem seu pedido a prefeita para que o pagamento dos salários dos funcionários municipais de Itaituba sejam efetuados em 3 dias, porque da maneira como está hoje, dificilmente o banco vai poder cumprir seu compromisso. A folha é mandada hoje e o pagamento tem que ser processado hoje mesmo, frisou o gerente.

Josué Cabral disse que desde quando assumiu já melhorou o atendimento do banco, ampliando de 12 para 10 caixas eletrônicos e foi interpelado pelo vereador Peninha que disse que não adianta ter 20 caixas eletrônicos e em nenhum ter dinheiro. O que interessa, lembrou o vereador, é o caixa atender os clientes. Também o gerente disse que hoje a agencia tem 15 funcionários, mas pode ter 100, porém se o pagamento dos servidores municipais não for programado sempre vai ocorrer problema desta natureza.
O gerente do Bradesco ainda disse que também muitas das vezes a falta de dinheiro nos caixas é por causa de muitos saques nos finais de semana e nós não podemos abastecer os caixas nos finais de semana. É norma  do Banco Central colocar apenas X de dinheiro em cada caixa, por isso também falta dinheiro nos caixas e somado a isto temos o problema da queda de energia, interrupção no serviço de internet, tudo isto causa pane  nos nossos caixas. Peninha novamente interrompeu o gerente e pediu para que fossem instalados mais caixas eletrônicos na cidade, como nas dependências da SEMED. Josué prometeu melhorar o atendimento e anunciou que até Abril deverá ser instalado em Itaituba caixas eletrônicos 24 horas.

O gerente do Banco do Brasil, Antônio Baranda disse que nos finais de semana os caixas não podem ser abastecidos e quando ocorre pane neles, tem que vir técnico de fora para fazer a manutenção. Também disse que a falta de dinheiro nos caixas ocorre sempre quando do pagamento dos funcionários federais. Afirmou que não é normal faltar dinheiro e quando o caixa não funciona é porque o caixa está inoperante e precisa de manutenção. Peninha interferiu dizendo que toda vez que faltar dinheiro é porque o caixa esta com defeito, mas este defeito é só para saque, porque para pagar conta ou depositar o caixa funciona.

O Banco do Brasil,     segundo Antônio Baranda, para diminuir o tempo do cliente na fila, abriu um atendimento aos clientes especiais, empresários, que mandam pagar dezenas de duplicatas. Este cliente ficava tempo na boca do caixa e causava transtorno aos demais clientes, que tinham que esperar horas para simplesmente pagar uma fatura.
O Banco do Brasil também espera que com a instalação do Banco 24 horas em Itaituba, este problema diminua.
O Gerente da Agencia da Caixa Econômica Jorge Luiz Sousa dos Santos, disse que 5 caixas do BANCO 24 horas vão ser instalados em Itaituba dentro de algumas semanas e espera com isto que o problema de saques melhore em nossa cidade. Jorge também disse que desde que assumiu a agencia da caixa tem procurado melhorar o atendimento ao público, pois é a clientela que faz o banco ser forte. Para Jorge, hoje a caixa movimenta mensalmente em torno de R$ 20 milhões  só de Bolsa Família, FGTS e etc. Só de Bolsa Família, a Agencia Caixa em Itaituba  libera mensalmente R$ 12 milhões de reais.


No final da reunião, na avaliação do vereador Peninha, os bancos sempre arrumam uma desculpa para se proteger do péssimo serviço que prestam. Sempre acusam o defeito no caixa eletrônico, a falta de energia elétrica, a falta de internet e a determinação do Banco Central quanto a colocação apenas de X em dinheiro em cada caixa. Para Peninha, os bancos devem assumir a sua responsabilidade, porque tudo o que usamos do banco pagamos. O banco é um prestador de serviço, e hoje presta, mesmo a gente pagando caro, um péssimo serviço, afirmou o edil. Espero que depois desta reunião possa melhorar o atendimento nos bancos de Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário