RIO TAPAJÓS

terça-feira, 17 de março de 2015

CRISE MINERAL PREOCUPA VEREADOR PENINHA

Usando a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha se mostrou preocupado com a questão mineral na região, principalmente no município de Itaituba. Disse começou seu pronunciamento dizendo que Itaituba vive economicamente do ouro e se a atividade garimpeira entrar em crise o município e a região vai sofrer, porque hoje tudo vive em função dos garimpos.

Peninha disse que as empresas mineradoras estão se retirando do Tapajós e precisamos saber porque, já que existe um excelente resultado técnico obtido nas pesquisas. Como exemplo, citou a UNAGEM, que está com projeto aprovado na região do Tocantinzinho, município de Itaituba. Esta empresa suspendeu suas atividades e hoje apenas 8 homens estão trabalhando ali para garantir a segurança do investimento existente no garimpo.
O edil disse que não podemos separar o assunto mineral da legalização da garimpagem, pois na maioria dos casos as empresas negociam com os garimpeiros locais e portanto a legalização destes garimpeiros forma a base indispensável para a segurança jurídica destas empresas. Essa legalização, lembrou Peninha, podemos resolver se conseguirmos desatar um nó provocando pelas inter-relações entre os diversos órgãos governamentais, municipal, estadual e federal.

Para que isto possa acontecer Peninha pediu para a Câmara Municipal de Itaituba encaminhar oficio a Assembleia Legislativa do Estado, para que através  da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia seja realizada uma Audiência Publica em Itaituba, com a presença de representantes dos órgãos envolvidos na questão, como IBAMA, ICMBIO, DNPM, SEMA ESTADUAL e SEMMAP do Município de Itaituba, afim de discutir a atividade na região do Tapajós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário