RIO TAPAJÓS

sábado, 3 de janeiro de 2015

IDEB: ITAITUBA CAIU 3 PONTOS EM COMPARAÇÃO A PENÚLTIMA AVALIAÇÃO

Imagem ilustrativa
O Ministério da Educação divulgou recentemente o resultado da avaliação realizada com alunos de todo o Brasil, tanto da rede publica como particular do conhecido IDEB de 2013. O município de Itaituba não alcançou a media 6.0 determinada pelo Ministério de Educação.
Inclusive, nos anos finais do ensino fundamental (8ª Serie/9º ano), o município caiu 3 pontos. O penúltimo IDEB (2011), a média foi de 3.8. Já em 2013, baixou para 3.5, sendo que a meta projetada para esse mesmo ano era de 4.0.

Algumas escolas municipais de Itaituba atingiram  a meta, outras cresceram, mas na avaliação do MEC o município ainda está longe de alcançar a media. Segundo o MEC existem escolas que estão em Atenção, outras precisam Melhorar e tem muitas que estão em situação de Alerta. São estas três situações que o MEC revela das escolas de Itaituba.
Como exemplo podemos citar dados revelados pelo MEC que são decepcionantes. As escolas da Mão Cooperadora, todas estão em Estado de ALERTA. O mesmo acontece com as escolas Antônio Gonzaga Barros, Magalhães Barata, Águia do Saber, Dom Pedro, Helena Cirino e São Tome. Todas elas estão em Estado de ALERTA.
Já as escolas Duque de Caxias, Padre José de Anchieta, Maria do Socorro Bentes, Fernando Guilhon, Maria da Consolação de Mendonça Cerqueira, Maria Oliveira de Mendonça, Djalma Serique e Coronel Fontoura, são classificadas que precisam MELHORAR.
As escolas Barão do Rio Branco, Haroldo Veloso, Carlos Sarmento, Cesar Almeida, Castelo Branco, Juvêncio Correa e São Francisco das Chagas, estão em Estado de ATENÇÃO.
A média maior da meta atingida por uma escola municipal de Itaituba foi 5,3. Foi na Escola Mundo da Criança, mas que esta media precisa MELHORAR.
Apesar de algumas escolas terem atingida a meta, Itaituba teve um aprendizado de 4,76%; fluxo de 0,80 e o IDEB foi de 3,8. Na avaliação do MEC, o município precisa melhorar 35,5%, dar mais Atenção em 35,5% e em Estado de Alerta 29,0%.
Esta avaliação foi feita em Português de alunos que estudam até o 5º ano. Leitura e interpretação de textos, dos 2.455 alunos, apenas 498 demonstraram aprendizado adequado, que equivale a 21% dos alunos  avaliados. Outro dado do MEC revela que em cada 100 alunos, 20 não foram aprovados no fluxo 0,80.


Nenhum comentário:

Postar um comentário