RIO TAPAJÓS

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

COMEÇAM AS ARTICULAÇÕES POLITICAS EM ITAITUBA PARA 2016

Com a aproximação das eleições municipais de 2016, começam as articulações politicas em Itaituba. As lideranças politicas começam a se movimentar buscando aliados para fortalecer os grupos. Hoje, apenas dois grupos políticos estão em evidencia: O grupo do PMDB, comandado pelo ex-prefeito Valmir Climaco e o grupo da atual prefeita, Eliene Nunes, PSD.
O ex-prefeito Valmir Climaco, que hoje é PMDB, já comentou para amigos que há possibilidade de sair do partido filiando-se no PSDB. Isto pode ser estratégia de Climaco, já que agora, parece ter aprendido um pouco de politica, depois de três derrotas consecutivas, pretende fortalecer o PMDB,  que nas eleições anteriores sempre distribuía seus aliados para outros partidos, fortalecendo principalmente o PMN.

penúltima filiação do PMDB foi Arilson Souza, que veio do PDT. Arilson é uma forte liderança no Distrito Municipal de Campo Verde. Mas também o PMDB ganhou uma nova filiado, Antônia Picanço, conhecido por Antônia do Borrolo,  fiel escudeira do Deputado Hilton Aguiar, SOLIDARIEDADE. O que o partido não pode deixar acontecer, é trazer novos aliados e permitir  a saída de lideranças do partido, que estão insatisfeitas com Valmir. Isto significa trocar meia dúzia por seis.
Outro aspecto muito complicado para Valmir é sua ligação fortíssima com o Grupo do Deputado Hilton Aguiar. É quase certo Valmir ser candidato a prefeito e  Suely Aguiar Vice prefeita, repetindo a mesma chapa da ultima eleição, isso se Valmir se livrar dos processos que encaminham à sua inelegibilidade. Se isto acontecer, é possível que Valmir apoie Hilton Prefeito e Solange, sua esposa, a vice-prefeita. Tudo é possível acontecer, porque como Valmir é quem banca sua própria campanha, é ele quem decide, mas na politica muita das vezes o dinheiro não resolve tudo. Esta quase definição de chapa coloca outros partidos distantes do apoio a Valmir.
Já Eliene Nunes está começando a se movimentar. Tem como adversários políticos Valmir e Hilton Aguiar. É candidata a reeleição e, depois de muitas perdas agora está começando a procurar aliados. Está conversando com o PT para compor o Governo Municipal, e como o PT não terá vez na chapa de Valmir, é possível que o PT ou forme chapa própria, composta por pequenos partidos ou até se junte ao PSD da prefeita Eliene Nunes, uma vez que nacionalmente o PSD já  é aliado do PT.
Neste panorama, temos o deputado Heraldo Pimenta, que está fortalecendo um grupo politico em Itaituba e região. Nestes meses que antecedem as eleições de 2016, Heraldo com certeza vai ter participação decisiva nestas eleições, inclusive apresentando e apoiando uma terceira via, já que dificilmente apoia Eliene ou Valmir, que é declarado Hilton Aguiar. Heraldo conta no seu grupo com o ex-prefeito Roselito Soares, que mesmo no PMDB não apoia Valmir, vereador Peninha, que está incomodado dentro do PMDB,  e outros nomes que surgem no cenário politico como Ivan D’Almeida, Dadinho do Posto Dado, Davi Menezes e até da Margarete Soares, esposa do ex-prefeito Roselito, que já começaram se articular. O deputado Dudimar Paxiuba, ainda não se pronunciou sobre sua posição para as eleições de  2016, mas também pelo andar da carruagem pode apoiar Eliene Nunes, já que alguns aliados seus estão sendo nomeados para cargos da administração municipal.

Uma terceira via, formada por um grupo novo, é possível que desponte neste cenário e seja a opção do eleitor de Itaituba, que hoje, com a grande rejeição de Eliene Nunes, votaria em Climaco, mas se a eleição fosse hoje, e vale ressaltar que se a população quisesse Valmir, teria votado nele na reeleição. Quanto à Eliene Nunes, o desgaste é grande e para melhorar é difícil, mas não é impossível, já que está com o Poder na mão, mas não sabe usar. Porém, muita coisa ainda vai acontecer e vamos acompanhar este cenário politico de Itaituba para as eleições de 2016. - Comentarista Politico do Blog do Peninha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário