RIO TAPAJÓS

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

PENINHA DENUNCIA CARTEL DE EMPREITEIRAS EM ITAITUBA

Não é apenas na PETROBRÁS que há esquema de favorecimento com empreiteiras. Aqui em Itaituba também a prefeitura vem beneficiando empreiteiras. Disse na manha de hoje na Câmara Municipal o vereador PENINHA. Existe hoje um cartel das empresas de construção civil em Itaituba que foi montada pela prefeitura municipal de Itaituba, para beneficiar pessoas que ajudaram na campanha da prefeita Eliene Nunes, prosseguiu em seu discurso o vereador. Qualquer leigo vê, porque é publico e notório o direcionamento das obras. Tanto é verdade, que as obras que o município vem executando ou que realiza licitação são as mesmas empresas que sempre ganham.

As obras que foram ganhas pela empresa R.A.SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO E COMERCIO LTDA EPP como a construção da Escola de Moraes Almeida; da Quadra Polivalente e do posto de saúde, obras estas que nunca foram concluídas, foram através de Tomada de Preço, conforme copias de ATAS DE ABERTURA E JULGAMENTO, apresentadas por Peninha. Também  esta empresa ganhou a licitação para a construção da Unidade de Saúde do Garimpo Agua Branca, nesta, apenas a placa foi fixada no local, ressaltou Peninha. A firma já recebeu o pagamento  de  varias parcelas destas obras,  que estão paradas há quase um ano.


Esta empresa também ganhou outras licitações, frisou o edil,  como Centro Infantil, reforma de escolas, mas não concluiu as obras. A obra de revitalização e reforma da Praça do Congresso, no valor de R$ 140.000,00, já tem  quase dois anos e até hoje não foi concluída.
Outra empresa que faz parte do esquema é a GMX-Terraplenagem, Construções e Comercio – ME. Esta empresa, ganhou as licitações para a construção da Unidade de Saúde do Residencial do Piracanã, e concluiu, agora, o CEUs – Centro de Artes e Esporte Unificados, estas obras estão paradas, e até para serviços de terraplenagem a GMX ganhou licitação, sem possuir maquinários, lembrou Peninha.
A Empresa Fernandes & Silva Transportes e Comunicações Ltda-ME é outra que tem os bônus do esquema. Ganhou varias licitações para reformar, construir escolas e quadras polivalentes, disse Peninha. Esta empreiteira ganhou a licitação para construção da Unidade de Saúde do Bairro da Paz e deveria está concluída dia 9 de Novembro passado.
A Construtora D’Almeida Ltda, ganhou a licitação para coleta do lixo na cidade, pavimentação em bloketes ruas da cidade, recuperação de estradas vicinais, construção do Centro Especializado em Reabilitação – CER III (Física, Visual e Intelectual) no Conjunto Buriti, revelou Peninha. A placa fixada ali, não consta o nome da empresa. Entretanto, o engenheiro responsável pela obra, SAINT Clair Tolentino de Sousa Filho, é esposo da engenheira responsável pela medição das obras da prefeitura, que também é filha do dono da Construtora D’Almeida, Ivan D’Almeida, afirmou o vereador.

A empresa Construtora D’Almeida assumiu a conclusão das obras de construção do Centro de Educação Infantil Pró-Infância Tipo B, que estava quase pronta no governo passado. Ao assumir o mandato em janeiro de 2013, a prefeita Eliene Nunes mandou cancelar todos os contratos com as empresas que estavam executando as obras e direcionou para as empresas apadrinhadas, pessoas que lhe ajudaram na campanha eleitoral de 2012, continuou Peninha. 
Para beneficiar o esquema, o município chegou a fazer a rescisão de contratos com varias empresas, entre elas com a empresa LOBATO & ARAUJO COMERCIO E SERVIÇOS LTDA, que ganhou as licitações no mandato passado para a Construção de Creches, pro-infância, quadras polivalentes e de escolas, disse o edil. Após anular as licitações, o município realizou novas licitações, direcionando as obras para as empresas do esquema.

Outra empresa que já está fazendo parte do Cartel é a CONSTRUMAZ. Já aparece ganhando licitações para reforma e ampliação de obras municipais. Ganhou a licitação para reformar a Unidade de Saúde do Garimpo do Crepurizinho. Efetuou recentemente a reforma da Unidade Básica do Distrito Municipal de Miritituba, ressaltou o vereador.
Também a empresa Monteiro e Lobato está no rol das empresas que fazem parte do esquema de simulação para participar de licitações, com isso ganhando algumas obras. Esta empresa está Construindo a Unidade Básica de Saúde da Nova Miritituba e construindo o Centro de Educação Infantil Pró-Infância do Bairro da Liberdade.
As empresas podem negarem o esquema, fez questão de afirmar Peninha, mas basta acessar as informações oficiais do município, para comprovar que as empresas que participam das licitações são as mesmas e que fazem  simulação entre elas no momento da licitação. Só estas empresas participam das licitações. Verifique, quais são as empresas que estão executando as obras da prefeitura em Itaituba?.

Além do esquema entre a prefeitura e as empresas, ainda as obras., quase todas, estão com o prazo de conclusão inspirado e este atraso deve-se do não pagamento para estas empreiteiras, concluiu Peninha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário