RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

PENINHA DESMENTE SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE ITAITUBA

Macaxeira e banana é a moda nas escola
Estou decepcionado e envergonhado de ter assistido hoje a entrevista da Secretária Municipal de Educação de Itaituba, Uzalda Miranda, qual afirmou que não está faltando merenda nas escolas do município. Ou a Secretaria não vai às escolas, não assiste os telejornais ou está mal informada pelos seus assessores.
Todos os dias, já virou rotina, denuncias da falta de merenda são publicadas na imprensa. Foi o que disse hoje o vereador  PENINHA, ao ser abordado pela imprensa após a entrevista da Secretaria de Educação de Itaituba.
No momento da própria entrevista da Secretaria, disse o vereador Peninha, o apresentador do Jornal FOCALIZANDO, Fleury Colares, recebeu ligações de pais de alunos denunciando a falta de merenda em varias escolas, entre elas Djalma Serique e São Francisco das Chagas.
Banana a vontade
Porém, hoje pela manhã o vereador Peninha esteve visitando a Escola Helena Cirino, no Bairro da Liberdade, onde constatou mais uma vez a falta de merenda. Na escola, conforme registrou o edil, está sendo servido banana e macaxeira, pois até a farinha que era servido com a banana já acabou. Ali também, constatamos que a agua usada pela escola é fornecida por um vizinho da escola, já que não tem poço na escola.
A tarde estivemos visitando as Escolas Djalma Serique e do Bairro da Paz. Na escola Djalma Serique, flagramos a compra de três pacotes de macarrão em um comércio em frente a escola para fazer a sopa das crianças. Mas o grave é que a escola está sem agua e a agua está sendo trazida para a escola em Contêiner. O poço secou e até agora nenhuma providencia foi tomada pela SEMED para resolver o problema.
Já na Escola do Bairro da Paz, chegamos no momento em que estava sendo preparada a merenda. A quantidade de carne levada para a escola é insuficiente para atender as crianças. O mesmo acontece com as crianças do Programa Mais Educação. Foram deixados naquela escola 7 galetos para atender 110 crianças durante 4 dias.
Entregue 07 galetos para durar (04) dias.
O que podemos observar, é que com as frequentes denuncias da falta de merenda nas escolas, a SEMED mandou levar ingredientes em algumas escolas, mas também insuficiente para atender a demanda escolar. Em nenhuma das escolas do município o cardápio elaborado pela nutricionista vem sendo cumprido. Falta a maior parte dos ingredientes e nenhuma escola das que visitamos está recebendo tempero. O diretor ou as cozinheiras comprar o tempero para preparar a merenda.
Outra reclamação dos diretores e cozinheiras das escolas é com referencia a entrega dos ingredientes para fazer a merenda. Eles informaram ao vereador Peninha que quando é entregue a carne não tem macaxeira. Quando é entregue o arroz e a macaxeira não chega a carne. Este é o problema de sempre. Não há uma organização para a entrega dos alimentos. A entrega dos produtos está funcionando assim. Alguém liga para a SEMED dizendo que falta um produto. Ai a Semed pede para o fornecedor daquele produto levar. É assim que vem sendo entregue a merenda nas escolas do município de Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário