RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

CADE A MERENDA DAS CRIANÇAS, PROFESSORA ELIENE NUNES?

Imagem (Jr. Ribeiro)
Virou rotina a falta de merenda nas escolas do município de Itaituba. Denuncias já foram feitas ao Ministério Publico, que constatou a precariedade, como a escassez dos produtos, sujeiras e até fezes de ratos, mas até agora os responsáveis ou irresponsáveis pela falta de merenda nas escolas foi ou foram punidos.
A denuncia está sendo feita pelo vereador Peninha, que diariamente é procurado por pais de alunos, tanto da cidade como do interior, denunciando a falta de merenda nas escolas da rede municipal.
Itaituba escola (Foto: Divulgação/MPPA)
Na Escola Integração Nacional, em Miritituba, onde funciona de 1º ao 9º ano, cerca de 800 crianças estão sem merenda há duas semanas e a administração municipal, através da Semed não justifica os motivos da falta de merenda. Não é diferente, nas outras escolas daquele distrito, como Carlos Sarmento e na Everaldo Martins. Também as crianças estão semanas sem merenda.
Não falta apenas merenda nas escolas. Na escola Gonçalo de Nazaré Freire, além da merenda, falta agua, pois a escola não tem poço. A agua é fornecida por um morador. Dos cinco dias letivos, pelo menos 2 dias as crianças não tem aula. Um dia por falta de agua e outro dia por falta de merenda.
Esta é a triste realidade das escolas do município de Itaituba. O pior, lembra Peninha a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, é uma professora, que inclusive já foi secretaria municipal de educação de Itaituba.
Para o edil, a falta de merenda nas escolas do município é má gestão do dinheiro público, pois o Governo Federal repassa religiosamente os recursos. Outra duvida levantada pelo vereador, é que o município, deve está, apenas no papel, repassando a complementação que a lei obriga. Este deve ser um dos motivos do atraso no pagamento dos fornecedores, afirmou Peninha.
Imagem (Jr. Ribeiro)
A falta de merenda nas escolas do município de Itaituba virou rotina, classificou Peninha. Outro dia mostramos que as crianças de uma escola estavam comendo apenas banana com farinha e agora nem mais banana está sendo servida para as crianças, disse o edil.
Imagem: Norton Sussuarana - Escola Maria Aparecida

Vamos esta semana pedir ao Ministério Público informações sobre as providencias que já foram tomadas sobre a falta de merenda nas escolas e os demais itens constatados pelos promotores que estiveram visitando escolas de Itaituba, disse Peninha. Esta impunidade é que permiti estas irregularidades, afirmou o edil. Ai vem a pergunta, indagou Peninha. Cadê o dinheiro da merenda?. Porque esta gente até agora não foram punidas? Quem sofre com isto são os milhares de crianças que estão sem merenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário