RIO TAPAJÓS

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

PENINHA DENUNCIA QUE 12,5% DA POPULAÇÃO DE ITAITUBA É ANALFABETA

Usando a Tribuna da Câmara Municipal de Itaituba nesta manhã, o vereador PENINHA denunciou o alto índice de analfabetismo no município de Itaituba. Peninha disse que o Ministério do Planejamento apresentou na semana passada um relatório o qual revela que 12,5% da população de Itaituba é analfabeta, o que representa em torno de 12 mil habitantes. O edil disse ainda que o município de Aveiro, bem menor e mais pobre que Itaituba, apresenta o mesmo  índice de analfabetismo, 12,5%. Na integra o pronunciamento do vereador PENINHA na Câmara.

-----------------------------------------------------------------------

Senhor Presidente
Senhores Vereadores
Senhoras Vereadoras


Estou preocupado com Itaituba. Parece que estou com pessimismo, mas cada dia que passa, mas coisas negativas aparecem em nosso município.
Sei que o que estamos vivendo hoje, a culpa não é só da atual administração, mas ela como atual prefeita, tem o dever e a obrigação de encaminhar as soluções dos nossos problemas, pois quando da campanha, repito sempre, para lembrar a memoria das pessoas, falava em mudança para melhorar e usou a frase “SEI COMO FAZER E VOU FAZER”.

Então, nobres colegas  temos que cobrar da atual prefeita e não dos ex-prefeitos, pois só agora quem pode resolver nossos problemas é o atual governo. Não adianta dizer que o ex-prefeito não fez isto, que não concluiu aquilo, pois a prefeita  eleita Eliene Nunes sabia ou não sabia a situação de Itaituba.

Vejam bem. A professora Eliene Nunes, antes de ser prefeita de Itaituba, foi Secretaria Municipal de Educação de Itaituba nos dois mandatos do Governo de Roselito Soares e hoje é prefeita de Itaituba. O que ela fez ou está fazendo  para combater o analfabetismo em nosso município?.
Segundo dados apresentados pelo Ministério de Planejamento, Itaituba tem um índice de analfabetismo de  12,5%. O que mais me chamou a atenção, é que o município de Aveiro tem o mesmo índice e o município de Novo Progresso com menor estrutura o índice de analfabetismo é de 8,1%.

Meus colegas vereadores, já se passaram 18 meses ( 1 ano e 8 meses), estamos indo para o 9º mês, o que melhorou em Itaituba nestes últimos meses. No governo de Eliene Nunes.

Outro dado surpreendente, é com relação a pobreza. O nosso município de Itaituba, segundo o relatório do Ministério do Planejamento tem um índice de 14,2% de pobreza. Devido a pobreza da nossa população, somos um dos municípios que possui o maior numero de bolsa família da região. Isto por causa da carência, necessidade da nossa população, que não tem emprego. A bolsa família é a sustentação dessas famílias.

Vereadores, Vereadoras, cadê os empregos que estas  empresas iam gerar. Até agora, estamos vendo o desemprego e uma crise que se aproxima, com o colapso no setor mineral. Nossa população está desestimulada. Não acredita mais no futuro de Itaituba.

Andando na cidade, estamos vendo dezenas de placas de Vende-se e Aluga-se, fixadas nas frentes das casas. O que meses atrás, quando alguém procurava uma casa para alugar era difícil. Está ai o setor imobiliário para testemunhar esta crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário