RIO TAPAJÓS

domingo, 1 de dezembro de 2013

SEMMAP MUNICIPAL ENTREGA LICENÇAS DE OPERAÇÃO PARA GARIMPAGEM NO TAPAJÓS



Leonardo Amorim recebendo suas LO

Em comemoração aos 20 anos de criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Itaituba, foi realizada na manhã de hoje nas dependências da Praia do Caçador a entrega de Licenças de Operação para pessoas física e jurídica legalizarem suas atividades de extração mineral no município de Itaituba.
Foram entregues 33 LO-Licenças de Operação para legalizar a atividade garimpeira, extração de ouro, em áreas que variam de 50 a 300 hectares. Com a Licença Ambiental, seus proprietários agora apresentam ao DNPM, onde já tramita o processo de requerimento de PLG – Permissão de Lavra Garimpeira, afim de legalizar sua atividade de extração de ouro. A expedição destas LO fazem parte do trabalho que o Governo do Estado, através da SEMA do Estado vem realizando na região desde o inicio deste ano com o objetivo de organizar a atividade garimpeira na região. Um das medidas neste sentido, foi o Estado repassar para o município de Itaituba a competência de autorizar (conceder LO) até 300 hectares a atividade mineral.
Leonardo Amorim recebendo suas LO
A expedição destas LO vai estimular outros garimpeiros a procurarem a se legalizar, uma vez que a partir de Janeiro, haverá fiscalização pra combater a garimpagem ilegal na região. Um dos representantes da classe garimpeira, Leonardo Pereira Amorim, que recebeu LO, estava muito emocionado com a entrega das licenças, pois disse ele” é um sonho hoje estarmos recebendo este documento para legalizarmos nossa atividade que há mais de 50 anos desempenhamos na região”. 
Agora, acreditamos, que o governo quer realmente apoiar a atividade garimpeira, liberando nossas LO. Estamos muito contente e agora vamos aguardar o DNPM entregar as PLG – Permissões de Lavra Garimpeiro, concluiu Leonardo Amorim. A entrega as licenças foi feita pela prefeita de Itaituba, Eliene Nunes; Secretario de Planejamento, Dirceu Frederico; Secretario Municipal de Meio Ambiente de Itaituba, Valfredo Marques e vereadores; representante da AMOT. Dr José Antunes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário