RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ITAITUBA LIDERA CASOS DE MALÁRIA NO BRASIL

“O COMBATE NÃO FOI MELHOR POR FALTA DE GESTÃO”
Mesmo tendo reduzido em 20% os casos de malária em 2013 no Pará, o município de Itaituba continua liderando como o município que mais casos de malária ocorreram. Foram notificados 10.981 casos e com isso Itaituba detém 40% dos casos registrados no Estado do Pará. As demais cidades onde há um alto índice de malária são Anajás, Jacareacanga, Novo Progresso, Portel, Breves, Afuá e Pacajás.

Segundo Cláudio Cardoso, Coordenador Estadual de Controle de Malária no Estado do Pará, Itaituba não era para estar assim. Durante esses últimos cinco anos, recebeu bastantes insumos e recursos para fazer com que esse retrato fosse desta forma hoje. Afirmou Cardoso, que infelizmente, por questão de gestão, já que dinheiro não faltou não se conseguiu diminuir a malária. Intensificamos os testes rápidos, a instalação de mosquiteiros, colocamos carros, e tudo mais, porém, não reduzimos os casos de malária como esperávamos, frisou Cardoso.

Mesmo assim, o Estado do Pará registrou uma redução de 70% dos casos de malária este ano em relação ao ano passado. Este ano, houve 22 mil  notificações da doença, enquanto em 2012 foram registrados 90 mil casos no Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário