RIO TAPAJÓS

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

FAMÍLIA SUDÁRIO COBRA COMISSÃO ILEGAL DE 10% NO MARUPÁ

Garimpeiros que sofrem
Cobrança ilegal de percentual 10 % pela extração de ouro no Garimpo do MARUPÁ vem sendo cobrada pela família Sudário, que tem a frente o conhecido “ZÉ DO BEBE DO SUDÁRIO. Ele alega, que o garimpo pertence a família Sudário, que mesmo tendo trabalhado alguns anos e abandonado há mais de 20 anos a atividade garimpeira, inclusive não possuem nenhum documento (de posse do INCRA e Mineral do DNPM) agora, estão querendo retomar ao garimpo, expulsando centenas de garimpeiros que há mais de 20 anos estão trabalhando ali. 

Informações procedentes daquele garimpo, via telefone, dão conta que Zé do Bebe Sudário, chegou no garimpo em companhia de algumas pessoas (cerca de 6 pessoas) se titulando policiais de Santarém, que passaram a cobrar comissão de 10% da produção de cada garimpeiro, que ali está trabalhando. Com medo e ameaçados, os garimpeiros estão pagando. 
Quem não pagar, é obrigado a parar a garimpagem. As informações dão conta que mais de 2 quilos de ouro já foram arrecadados pelos falsos policiais, que não tem poder de cobrar, já que o bem mineral é da União e as pessoas que estão a frente desta ilegalidade não possuem nenhum documento e mesmo que possuíssem era para trabalhar e não para cobrar comissão. O fato já foi comunicado a policia de Itaituba, que deverá seguir até aquele garimpo para prender os aproveitadores.

Um comentário:

  1. Morador há quase 30 anos nessa comunidade a qual ajudei a fundar na Pista do Sudário – Marupá me pergunto, como um BLOG DINÂMICO como diz seu proprietário VEREADOR PENINHA, postar para seus seguidores, uma mentira de tal grandeza, digna de denúncia e processo. Nossa comunidade está a mercê de GRILEIROS , APROVEITADORES, AUTORIDADES, OFICIAIS DE JUSTIÇA, ETC. Esse absurdo roubo do suor dos garimpeiros, cobrança de 10% realmente está acontecendo aqui, e exclusivamente através da Sra. Antonia Galvão e o Sr. Rui Mendonça que fazem essa cobrança, nunca pela família SUDÁRIO. Ao contrário de sua postagem sem fundamento, a família SUDÁRIO sempre abriu espaço para que todos aqui trabalhem em paz. E sua luta, é pra que continue assim.
    Necessitamos aqui de AUTORIDADES COMPETENTES, SÉRIAS pra se informarem e ouvirem nossa comunidade. Pois até o momento, os que apareceram aqui é motivo de graça. Você mesmo VEREADOR PENINHA, que nunca e nada fez por nossa região, deveria vir mostrar sua cara, e trabalhar em prol da região que paga seu salário.
    De sua postagem, só o que é certo, é essa cobrança indevida e criminosa. E que hoje parou, por determinação exclusiva desta família denominada SUDÁRIO.
    Espero que ao tomar ciência da real situação de nossa Comunidade, também venha a público se desculpar.
    Seguidores se adquirem com VERDADE.

    AMARILDO BARRETO
    Pista do Sudário – Marupá.

    ResponderExcluir