RIO TAPAJÓS

domingo, 20 de outubro de 2013

DOCUMENTO DO IBGE COMPROVA : SANTARENZINHO E NAZARÉ PERTENCEM AO MUNICÍPIO DE RURUROPOLIS

Documentos do IBGE comprovam que as comunidades de Santarenzinho e Nazaré estão dentro  do município de Ruropolis. Recentemente este Blog anunciou que os técnicos do Terra Legal tinham  revelado  que  as referidas comunidades pertencem ao município  de Ruropolis, inclusive  publicamos o mapa  com os limites. Muitas  foram  as criticas,inclusive  de parlamentares municipais e de alguns  colegas de comunicação, nos  acusando  de está  fomentando  a alteração  dos  limites dos municípios  de Ruropolis  com Itaituba. Como RESPONSÁVEL QUE SOMOS, procuramos antes de publicarmos, saber a verdade.
Documentos do IBGE, que este Blog teve acesso com exclusividade, comprovam  onde é o limite dos municípios de Itaituba com Ruropolis. E uma coisa é  certa: não  houve  alteração na Lei Estadual  que criou o município de Ruropolis  e  muito mais mudança dos marcos  que serve  como limites,  como foi ventilado por  alguns  leigos,porque mesmo  que alguém  tenha mexido nos marcos, mas na Lei, que existe há  anos, não podem alterar sem que haja uma  ampla discussão entre os municípios - população, prefeitos, vereadores e deputados estaduais. E a cópia da Lei original existe no Brasil inteiro. Será que ainda haverá duvida?. Porém, os  duvidosos devem procurar o  IBGE para melhores esclarecimentos.
O que  ocorreu é  que  nunca as autoridades do vizinho município de Ruropolis se preocuparam com esta questão, até porque desconheciam  e se conheciam não quiseram assumir para não  gerar despesas ao seu cofre público. Também, nós de Itaituba,  desconhecíamos este limite. Agora,  com a possibilidades da implantação de portos nas margens do Rio Tapajós,dentro da área territorial de Ruropolis, seu gestor busca o que  lhe pertence e quer assumir o gerenciamento da área, que agora vale  a  pena assumir.
Agora, comprovada que as comunidades de Nazaré e Santarenzinho pertencem a Ruropolis, deve acontecer o que  ocorreu na comunidade de Pimental, que desde o ano  passado, por  causa das eleições municipais o prefeito começou a interferir na comunidade que está  localizada dentro do seu município e vem assumindo seu pedaço territorial. Também só fez isto, por  causa da construção da Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que vai lhe gerar divisas.
O que precisa ser respeitado é a população, que tanto a das comunidades de Nazaré e Santarenzinho, como do Pimental não  foram consultadas quando da realização do  plebiscito para criação dos respectivos municípios de Ruropolis  e  Trairão. Hoje, estas populações, são contra pertencerem a estes municípios (Ruropolis e Trairão).Querem permanecer para Itaituba.
Mas, uma coisa é certa.  Segundo o  IBGE,o Pimental pertence ao município de Trairão e as comunidades de Santarenzinho e Nazaré pertencem ao município de Ruropolis. Aqui está a  Lei Estadual  com os  limites dos municípios de Itaituba  com Ruropolis.
LEI ESTADUAL Nº 5.445 DE 5 DE MAIO DE 1.988 – PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO Nº  26.350 EM 17 DE NOVEMBRO DE 1.988. QUE CRIA O MUNICÍPIO DE RUROPOLIS.
 

LIMITE DO MUNICÍPIO DE RUROPOLIS COM O MUNICÍPIO DE ITAITUBA: Começa no ponto de encontro do divisor de águas entre os  rios Xingu e Tapajós, com linha de cota máxima da margem esquerda do rio  Santa Cruz – segue por esta até encontrar a linha cota máxima da margem direita do rio Itapacurazinho – segue por esta até o ponto mas próximo da nascente do  Igarapé São Florêncio daí pelo álveo deste até sua foz no Rio  Tapajós.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário