RIO TAPAJÓS

domingo, 20 de outubro de 2013

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DIMINUIR RESERVAS

A Assembleia Legislativa do Estado realizou na sexta feira, dia 18, duas Audiências Públicas, uma na comunidade de Caracol, município de Trairão e a outra na cidade de Novo Progresso. Nestas audiências foram discutidos assuntos com relação ao tamanho das Flonas, principalmente a Flona e o Parque Jamanxim, que abrange os dois municípios. Segundo os participantes das reuniões, depois que foram criadas estas reservas, os municípios ficaram encolhidos, sem condições de ampliar suas atividades agropecuárias.

Com isso os municípios não podem aumentar suas produções, obrigando importar quase que todos os gêneros alimentícios de outros municípios e também gerar emprego, fazendo com que as pessoas procurem emprego em outros municípios. A proposta dos munícipes é que o Governo Federal faça estudos para diminuir o tamanho destas FLONAS, afim de que os municípios possam crescer e desenvolver, andando com suas próprias pernas e não fiquem dependendo de outros municípios, com abastecimento principalmente de alimentos.
Participaram das audiências públicas, o Deputado Estadual Airton Faleiro (PT) José Megale (PSDB) e Zequinha Marinho-Deputado Federal do PSC. Os organizadores das audiências sentiram a falta dos deputados, Federal Dudimar Paxiuba-PROS e Estadual Hilton Aguiar- Solidariedade, que representam a região e não compareceram aos encontros que discutiu assunto do futuro da região. Os deputados participantes do encontro vão encaminhar ao Instituto Mendes –ICMBIO, órgão responsável pelas RESERVAS, as propostas, afim de que sejam tomadas as providências. Os participantes ameaçam, caso não sejam atendidas suas reivindicações, bloquear a Rodovia BR-163 – Cuiabá Santarém como já fizeram anteriormente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário