RIO TAPAJÓS

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CUIABÁ SANTARÉM É UM DOS MAIORES GARGALOS PARA O CRESCIMENTO DO BRASIL

O Banco Credit Suisse, uma das mais importantes instituições financeira do mundo, publicou um relatório em Agosto passado com o titulo chamado “A INFRAESTRUTURA BRASILEIRA”, com o sub titulo É AGORA OU NUNCA, apresentando os maiores gargalos da infraestrutura do Brasil.
Entre os maiores entraves do desenvolvimento do País cita dois grandes empreendimentos  que estão localizados no Estado do Pará: Rodovia BR-163 – CUIABÁ- SANTARÉM  a Ferrovia Norte-Sul.

O relatório diz que  o crescimento futuro do Brasil depende do ganho de produtividade , e este depende da infraestrutura.
Estes dois casos estão citados como exemplos de deficiência ou má execução do governo.   Estes dois projetos estão levando duas vezes mais tempo para serem completados e um custo pelos menos três vezes mais alto que o levantamento original, revela o relatório.
Sobre a BR-163, Cuiabá-Santarém,o estudo avalia como um emblemático caso que o governo não consegue resolver, apesar de ter toda tecnologia disponível hoje. O relatório explica que no projeto são 3.500 Km de rodovia, lançado em 1.976, 37 anos atrás. Cerca de 1.300 Km ainda não estão asfaltados.  A BR-163 é a estrada principal para  transporte de commodities agrícolas fora da área de produção de SINOP,SORRISO e LUCAS DO RIO VERDE,no Mato Grosso para os portos das regiões Sul e Sudeste. O trecho de 1.780 Km, entre Cuiabá e Santarém, precisa da construção de uma segunda pista e pavimentação e poderia exigir mais de R$1,5 bilhão, aproximadamente,no mínimo.Depois de concluído, será possível para exportar produtos através de portos da região Norte, Santarém e outros,em vez de usar os portos do Sul e Sudeste.
COMENTÁRIO NOSSO:

Do jeito que está não pode continuar. Como nós já denunciamos aqui neste Blog, agora o Relatório de um dos Bancos Financeiros mais respeitados do mundo publicou um relatório confirmando tudo o que dizemos. O desperdiço de dinheiro público durante décadas e uma obra que já  era para estar servindo o Pais, andando a passos de JABUTI. O pior é que nada se faz para mudar este vicio e maus costumes. Percorremos novamente esta semana a BR-163-CUIABÁ-SANTARÉM,trecho Itaituba Santarém. Mas um verão se passou. Mas um ano se foi e o trecho Ruropolis –Santarém continua a mesma coisa. O inverno chegando e a lama já começa a aparecer. La vai começar tudo de novo. Até quando?.




Nenhum comentário:

Postar um comentário