RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

AUMENTA O USO DE DROGAS NOS GARIMPOS DO TAPAJÓS

A expansão da atividade garimpeira na Região do Tapajós também tem provocado o aumento do uso de drogas. Quase que todos os dias são apreendidas nas rodovias federais Transamazônica e Cuiabá Santarém grande quantidade de droga, principalmente pasta de cocaína. Na região garimpeira a ação da policia militar não é diferente.
Sempre está prendendo traficantes e recapeando para Delegacia de Policia Civil de Itaituba para os devidos procedimentos.
Segundo dados oficiais da Policia Militar do Estado do Pará, do inicio deste ano, 2013, do mês de Janeiro até Junho, foram presos na região 21 traficantes.
Estamos levantando para, através de dados oficiais da Pólicia Civil do Estado, sabermos dos procedimentos que foram efetuados com relação aos traficantes que foram presos pela PM e apresentados na Policia Civil.
Há um descontentamento de representantes de alguns  garimpos com relação a prisão de traficantes na área. Eles informam que tem muitos casos que o destacamento da PM prende o distribuidor da droga e trás para a delegacia de Itaituba. Em menos de 24 horas, o traficante está de volta no garimpo.

Esta impunidade, afirmam estes representantes das comunidades garimpeiras, que não querem se identificar para não sofrerem represália, contribui para o aumento do uso de drogas na região garimpeira. Não sabemos, ressaltaram eles, quem libera estes criminosos, pois sai preso do garimpo e muitas das vezes retorna mais rápido que o policial que levou. Com isso a policia fica desmoralizada e onde fica nossa segurança, indagou um presidente da Associação Comunitária de Garimpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário