RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EMPRESA USA FORÇA FEDERAL PARA RETIRAR GARIMPEIROS DE SUA AREA

Área onde está ocorrendo o conflito.
“CLIMA TENSO NO GARIMPO DO SÃO DOMINGOS”

Informações procedentes do garimpo do São Domimgos dão conta que o clima é tenso, devido no final da tarde de hoje, funcionários da empresa Aurora Gold Minerações Ltda acompanhados de agentes da Policia Federal, SEMA Estadual e Policia Ambiental  entraram na área para retirar garimpeiros que há anos estão trabalhando na região.
Ocorre que as terras onde os garimpeiros estão trabalhando foram requeridas pela empresa. A empresa possui Alvará de Pesquisa,  de uma área de de 5.000 hectares,que vai vencer somente em 2015, que exatamente em cima desta área que os garimpeiros estão trabalhando há mais de 40 anos.Os agentes apreenderam vários muinhos que foram conduzidos até o acampamento da empresa Aurora no próprio garimpo do São Domingos.

Os garimpeiros ameaçam invadir o acampamento da Aurora, caso os equipamentos não sejam  devolvidos e querem permanecer trabalhando na área, que foi requerida pela empresa, desrespeitando o tempo de serviço dos garimpeiros na área, já que quando a Aurora requereu o subsolo sabia que havia centenas de garimpeiros trabalhando ali. Os garimpeiros se propõem a conversar com a empresa, mas querem continuar trabalhando na área. Amanhã, segundo noticias do garimpo São Domingos, a fiscalização vai voltar a área para apreender novos equipamentos e a comunidade ameaçar enfrentar os agentes caso queiram levar os equipamentos.Uma coisa é certa: dificilmente os garimpeiros vão legalizar esta área no nomes deles, já que existe um ALVARÁ DE PESQUISA  sobre a área, o que dá prioridade a empresa, há não ser que a empresa desista da pesquisa ou permita que os garimpeiros trabalhem na área. Caso o contrário, os garimpeiros vão ser retirados, já que não vão poder trabalhar ilegalmente naquela região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário