RIO TAPAJÓS

sábado, 6 de julho de 2013

SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE REUNE COM GARIMPEIROS

A mesa que presidiu a reunião 
NA TARDE DE HOJE, SABADO, DIA 6 DE JULHO, O SECRETARIO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, JOSÉ COLARES REUNIU NO AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAITUBA COM A CLASSE GARIMPEIRA. COLARES DISSE QUE A PRESENÇA DO SUPERINTDENTE DO IBAMA NO PARÁ, HUGO SCHAEDLER, ERA PARA DAR LEGIITIMIDADE A AÇÃO DO ESTADO NA REGIÃO COM RELAÇÃO A ATIVIDADE GARIMPEIRA. COLARES APRESENTOU AOS PRESENTES A REUNIÃO A INSTRUÇÃO NORMATIVA E O TERMO DE REFERÊNCIA QUE VISA ORGANIZAR A GARIMPAGEM NA REGIÃO.

A REUNIÃO FOI PRESIDIDA PELO SECRETARIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DE ITAITUBA, DIRCEU FREDERICO,QUE FALOU DO TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO HÁ ANOS NO SENTIDO DE LEGALIZAR A GARIMPAGEM NA REGIÃO DO TAPAJÓS. O SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE, COLARES DISSE QUE A IN E O TERMO FOREAM DISCUTIDOS AQUI EM ITAITUBA E EM BELÉM ENTRE AS AUTORIDADES MUNICIPAIS E A CLASSE GARIMPEIRA DA REGIÃO DO TAPAJÓS.

ENTRE OS DEBATES, O QUE MAIS SE FALOU FOI SOBRE A LEGALIZAÇÃO DOS GARIMPOS. O SECRETARIO CONTINUOU DIZENDO QUE TODA A AÇÃO DO ESTADO TEM O APOIO DO DNPM, IBAMA E ICMBIO. COLARES RESSALTOU QUE  JÁ FALOU COM O DIRETOR GERAL DO DNPM EM BRASILIA, SERGIO DAMASIO E COM O SUPERINTEDENTE NO PARÁ, JOÃO BOSCO NO SENTIDO DE SER ANALISADO OS REQUERIMENTOS DE PLG EM AREAS ONDE TEM GARIMPEIRO TRABALHANDO HÁ ANOS. ISTO VISA EVITAR CONFLITO, LEMBROU O SECRETARIO,JÁ QUE ISTO É COMUM NA REGIÃO DO TAPAJÓS.


COM RELAÇÃO AOS PEQUENOS EQUIPAMENTOS(23) “BALSINHAS”, QUE ESTÃO TRABALHANDO NAS MARGENS DO RIO BOM JARDIM, COLARES DISSE QUE JÁ REUNIU COM SEUS PROPRIETARIOS E ESTÁ, JUNTAMENTE COM O DNPM ENCONTRANDO UMA SOLUÇÃO, JÁ QUE NÃO VÃO PODEM CONTINUAR TRABALHANDO NO LEITO DAQUELE RIO.NA IDEIA É QUE ELES PASSEM A EXPLORAR OURO EM TERRA FIRME E NÃO NO LEITO DOS RIOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário