RIO TAPAJÓS

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ITAITUBA É O PRIMEIRO LUGAR EM MALÁRIA DO BRASIL

O município de Itaituba vem se destacando como o município com o maior índice de casos positivos de malária do Brasil este ano de 2013. Segundo dados do setor competente somente neste inicio de 2013, Itaituba registrou 3.282 casos positivos, a maioria dos casos de plasmódio VIVAX, com 2.134 casos.
Itaituba este ano ultrapassou o município de Anajás, que é considerado o município com maior índice de malária do Brasil. Este ano, o município de Anajás registrou até agora 1.243 casos. Outros municípios com grande índice de casos de malária são Jacareacanga, com mais de 700 casos e Novo Progresso com mais de 300 casos. Jacareacanga ficou em terceiro lugar e Novo Progresso em quinto lugar com os maiores índices de Malária no Brasil. Vale ressaltar que no ano passado foram registrados no município de Itaituba 15.494 casos positivos de malária. As áreas de maior proliferação da doença são os garimpos do Tocantinzinho e Água Branca.
O município de Itaituba está com este grande índice de malária, devido este ano as equipes de epidemiologia (agentes de endemias) ainda não terem visitado nenhum garimpo. A atual administração municipal, mesmo recebendo dinheiro do Programa para o combate a malária, não vem fazendo, o que já foi criticado pelo Coordenador Regional no Pará, Dr. Bernardo Cardoso.
O governo passado recebeu 20 mil mosquiteiros e entregou  apenas  9 mil.  O restante dos mosquiteiros estão no setor de endemias, aguardando apoio da administração municipal para distribuí-los e também fazer o serviço de borrifação e tratamento dos pacientes com casos positivos de malária. Até agora, a administração não mandou nenhum agente para as áreas de garimpos, que estão desprotegidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário