RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 19 de abril de 2013

MUNICÍPIO PROMOVE REUNIÕES PARA DISCUTIR DECRETO DA GARIMPAGEM

Ontem,dia 18, a SEMA do Município,tendo a frente a Secretaria Municipal, Jandira Rodrigues, promoveu uma reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Itaituba com garimpeiros para discutir o Decreto Estadual que organiza a atividade garimpeira no Tapajós.
Garimpeiros que participaram da reunião me disseram que nada foi resolvido, apenas muito discurso criticando o Decreto, mas sem o encaminhamento da solução da problemática que os garimpeiros vão enfrentar com este decreto. O problema existe, queremos  a solução, ressaltou um garimpeiro.
Para hoje, dia 19, outra  reunia  foi marcada, já na prefeitura de Itaituba, desta feita com o Secretario de Planejamento, Dirceu Frederico para debater o Decreto.
O Secretário Dirceu Frederico, me confidenciou que antes de vir para Itaituba esteve conversando com o Secretario Estadual de Meio Ambiente, José Colares, quando ficou acertado que  na normativa que será editada pelo Governo do Estado, em cima do Decreto, serão legalizadas apenas 40 dragas(balsas) para trabalhar no Rio Tapajós.
Dirceu me disse ainda que está trabalhando para organizar o trabalho destas 40 dragas,envolvendo as três cooperativas que estão atuando no Rio Tapajós.Tem cooperativa que ainda não tem documento da área de atuação e outra que seus associados já possuem inclusive Licença Ambiental e PLG. Então estamos trabalhando no sentido de legalizarmos estas 40 dragas e depois de estudos feitos pelos técnicos da UFOPA verificarmos onde podemos alojar as demais, ressaltou Dirceu Frederico. Uma coisa é certa, afirmou o garimpeiro, empresário e Secretario: todos vão ter que se legalizar, se não, vão ter suas atividades paralisadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário