RIO TAPAJÓS

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

AUTORIDADES QUEREM MUDANÇA NA POLICIA CIVIL DE ITAITUBA


Eu, (Peninha) falando sobre a insegurança de nosso Municipio.



“A Policia Civil caiu no descrédito da população, que não confia no seu trabalho”

Na tarde de terça feira, dia 17 último, os vereadores da Câmara Municipal de Itaituba se reuniram com autoridades municipais de segurança, em reunião realizada no Gabinete da Presidência do Poder Legislativo Municipal e contou com presença de representantes de associações de bairros da cidade.

Além do Juiz Glecival Estevão, estiveram presentes o Superintendente de Policia Civil, Edinaldo e o Comandante do CPR 10, Ten Cel Josafa. A reunião foi convocada pelos vereadores de Itaituba para discutir a insegurança que o município está vivendo nos últimos dias com assaltos e mortes. Somente nos primeiros 5 dias de 2012 foram registrados 4 assassinatos.

Para mim, vereador Peninha, o grande motivo da insegurança que vivemos hoje é a impunidade. O que estamos vivendo é um clima de tensão e não temos a quem recorrer para pedir providências. Este clima de insegurança vem sendo praticado pelas mesmas pessoas, que já foram presas varias vezes pela policia e que dias depois são liberadas. Estes bandidos já são figuras carimbadas. São marginais já conhecidos da policia. Eles não acreditam que vão ser presos e continuam praticando seus delitos, porque a policia civil parece não ter mais moral para prendê-los.

Tenho conversado com várias vitimas de assaltos e parentes de vítimas de assassinatos e elas não acreditam, não confiam na policia civil. A maioria dos delitos que estão ocorrendo na cidade não chega ao conhecimento da população, porque as pessoas não estão mais registrando queixa na policia por não acreditar nela.  Isto é ruim e vem contribuindo para o aumento da criminalidade em nosso município.

Acredito, que hoje a melhor solução para se encarar de frente este problema, é a mudança de policiais civis de Itaituba, para se tentar resgatar a credibilidade destes pela população. De 10 pessoas entrevistadas, 9 dizem não confiar na policia civil de Itaituba.O povo está com medo.



Para o Superintendente de Policia Civil, delegado Edinaldo, o ato praticado pelo seu colega delegado em Juruti é reprovável, pois deveria aquela autoridade policial ter enquadrado como assaltantes e ladrões os quatro que foram presos com 13 motocicletas que apresentaram adulteração no chassi. Não cumpriu o código e liberou os bandidos que em seguida vieram para Itaituba, onde passaram a espalhar terror. Entretanto o delegado discorda de mudança no quadro da policia civil de Itaituba, pois alega que o Estado não tem gente para substituir os policiais lotados aqui.

O juiz Glecival Estevão criticou as Leis, alegando que elas são flexíveis e na maioria das vezes beneficia o réu. Entretanto se mostrou sensível aos apelos da população de que a lei deve ser aplicada com mais rigor no sentido de não permitir a impunidade.

Os representantes das associações dos bairros foram unânimes em que deve ser trocada toda a policia civil de Itaituba. Inclusive documento neste sentido será encaminhado ao Governador do Estado, Simão Jatene e o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, pedindo a substituição dos policiais civis lotados na delegacia de policia de Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário