RIO TAPAJÓS

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DEPUTADOS DEBATEM EM ITAITUBA FUNCIONAMENTO DE FRIGORÍFICOS


“Agora a legalização dos frigoríficos é de responsabilidade do município”

A mesa que dirigiu o plenário

Aspecto do plenário

Pela manhã desta segunda feira, uma comitiva de deputados estadual, formada pelos deputados Hilton Aguiar, João Salame, Edmilson Rodrigues e Jose Megale esteve reunida na Câmara de vereadores, quando foi discutida a questão do fechamento dos frigoríficos em Itaituba. Também participaram da reunião, o promotor de justiça, Mauriem Virgulino, Secretario de Meio Ambinte, Ivo Lubrina de Castro, além do chefe de gabinete da Prefeitura, Israel Santos, eu Peninha, representando a Câmara de Vereadores.
Quando usei a palavra disse que o fechamento dos frigoríficos em Itaituba tinha ocorrido por provocação dos proprietários dos mesmos, que procuraram a justiça para resolver seus problemas, esquecendo a população. Nós do poder publico, em momento algum pedimos para fechar os frigoríficos. Quem fechou foi a justiça, através da briga deles. O  poder publico preocupado com a falta de carne na cidade, ameaçou até a abrir um matadouro municipal em Itaituba.
O promotor  de justiça , Mauriem Virgulino, na suas palavras afirmou que tanto a prefeitura como a câmara de vereadores não tem nada a ver com o fechamento dos frigoríficos.E foi além: quem pediu para fechar foi eles próprios, numa briga pessoal entre os proprietarios dos frigoríficos.
O promotor também criticou os ofícios encaminhados pela SEMMA do Estado a SEMMA municipal. No primeiro oficio da SEMMA do Estado dizia que o município não tinha competência para legalizar o funcionamento dos frigoríficos. Depois, um outro oficio já dá poderes para a SEMMA  do município legalizar os frigoríficos. Isto também  foi o responsável pelo fechamento dos logradouros.Espero, que agora com a competência sendo do municípios os problemas sejam resolvidos, finalizou o promotor.
No final da reunião ficou acertado, que o municipio vai fazer a analise da documentação apresentada na SEMMA  pelo frigorífico FRIVATA, afim de regularizar. Assim sendo, espera-se que dentro de alguns dias os dois frigoríficos de Itaituba voltem a funcionar. Vale ressaltar, que o FRIARA, por ordem judicial já está funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário