RIO TAPAJÓS

sábado, 20 de agosto de 2011

REUNIÃO DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE FOI POLITICA

Estive hoje pela manha na Feira Agropecuária participando da reunião para discutirmos a Medida Provisória  que trata  da desafetação do Parque Nacional da Amazônia. Achei o encontro muito político, porque as autoridades principais para resolver os problemas das famílias que moram entorno do parque não compareceram              que era o INCRA e o IBAMA.
O que presenciei foram discursos políticos dos que querem ser o pai da criança. Nesta  leva outros lideres aproveitaram para também tirar uma casquinha política,com discursos inflamados e que não leva a nada.
Esperava que os deputados, me desculpem,tivessem mais força política em trazer o Presidente do INCRA,o presidente do IBAMA e até mesmo os demais parlamentares que fazem parte da comissão, para que de uma vez por toda encontrássemos a solução para as comunidades que há anos lutam pela sobrevivência no entorno do parque, inclusive possuindo documentos do INCRA, mas que permanentemente estão sendo ameaçados de serem retirados dali.
Me lembro que meses atrás falei neste blog que o parque iria ser reduzido.Não para atender as famílias do entorno,mas por causa do grande projeto hidrelétrico do Tapajós.Tanto é verdade que se fosse emenda, proposta de políticos a desafetação atenderia todas as comunidades que estão no entorno do parque, como é o caso de São Manuel e Nova Integração que continuam dentro do Parque e caso nada seja feito para excluir a área que essas comunidades estão, vão ser retirados . Na comunidade de São Manuel são cerca de 100 famílias e na Nova Integração 251 familias.
Outro fato é que em questão de dias outras medidas provisórias vão ser editadas para desafetar a FLONA Jamanxim, assim como também outras unidades de conservação que serão inundadas pelo lago do complexo hidrelétrico do Tapajós e quero saber para onde estas famílias vão e se também a desafetação foi proposta dos nossos parlamentares?.
Entretanto, a reunião proposta pela comissão a pedido do deputado Dudimar Paxiuba reuniu um bom numero de agricultores que agora esperam ter uma solução definitiva das suas terras e respeitados pelos órgãos ambientais. Espero  que finalmente os órgãos se entendam e as famílias sejam documentadas e os documentos do INCRA possam dar garantia de proprietário da terra para essa gente que vem sendo humilhada há tempo. É o que espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário