RIO TAPAJÓS

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como este Blog do Peninha tinha publicado em primeira mão, quando os técnicos do IBAMA estavam realizando estudos, o tamanho do Parque Nacional da Amazônia será reduzido   para atender o complexo do Tapajós. 
MEDIDA PROVISÓRIA ALTEROU TAMANHO DO PARQUE
O Diário Oficial de hoje, dia 15 de Agosto publica  a Medida Provisória nº-542 de 12 de Agosto de 2011, assinado pela Presidente da Republica,Dilma Russef, que altera o tamanho do Parque Nacional da Amazônia. O parque  com a Medida passa a ter 1.089.436 há (um milhão oitenta e nove mil,quatrocentos e trinta e seis hectares).
Com esta Medida Provisória, percebesse que as 14 comunidades que hoje estão ameaçadas de serem retiradas por se encontrarem em torno do parque estão garantidas de continuarem trabalhando, já que com o ato da Presidente da Republica elas ficarão fora do parque. Inclusive diz a Medida que as áreas desafetadas do Parque Nacional da Amazônia, em seus limites lestes, deverão ser destinadas para o estabelecimento de Projetos de Assentamento Sustentáveis, a serem criados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-INCRA. Outro artigo da Medida diz que o Instituto Chico Mendes e o INCRA procederão a demarcação dos limites leste do Parque.
O objetivo da redução do tamanho do Parque esta ocorrendo devido a construção do complexo hidrelétrico do Tapajós, que ira alagar parte da margem esquerda do rio, onde é área do Parque. Com a inundação o porto do Buburé vai desaparecer, assim como também vários quilômetros da rodovia Transamazônica, que terá seu percurso mudado devido a inundação com a construção do lago até nas proximidades das cachoeiras do Jatobá.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário