RIO TAPAJÓS

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MINERADORA VAI APLICAR EM TORNO DE 700 MILHÕES EM ITAITUBA

Vereadores com representantes da UNAMGEM.
Eu (Peninha) cobrando investimentos para o Municipio.

Presidente da UNAMGEM Lincol Silva falando da empresa.

Encerrando suas atividades Legislativas a Câmara de vereadores realizou nesta quinta feira dia 30, sua última Audiência Pública onde se fizeram presentes Diretores da Empresa de Mineração UNAMGEM onde com data show foram exibidas informações técnicas sobre o projeto de pesquisa e exploração de Ouro no Garimpo do Tocantinzinho no município de Itaituba.
A Audiência especial foi presidida pelo vereador Luiz Fernando Sadeck (Peninha) com as presenças dos vereadores João Bastos Rodrigues (presidente da Câmara), Manuel Rodrigues de Souza, João Pereira dos Santos, Marcos Ferreira da Silva e Maria Almeida além do Secretário Municipal de Mineração e Meio Ambiente Ivo Lubrina de castro e comandante da CPRX Cel Josafá
Abrindo a audiência Pública, o Diretor Presidente da empresa Lincol Silva traçou um histórico da empresa explicando que a UNAMGEM iniciou em 2008 sua etapa de pesquisa com geração de 101 empregos, dos quais 90 são oriundos de Itaituba. Hoje já existem alojamentos, refeitórios, laboratório, posto de saúde e outras benfeitorias que fazem parte da Infraestrutura no garimpo.
O Diretor Presidente disse ainda que a previsão para a empresa iniciar a etapa de exploração do ouro será em 2015, já estando em tramitação na SEMMA Estadual, Projeto de Licença Ambiental que irá subsidiar de fato e de direito as atividades de exploração.
Já o gerente de Projetos Carlos Roberto Barbosa, informou que por se tratar de um megainvestimento será construído 98 kilômetros de estrada assim como também cerca de duzentos quilômetros de linha de Transmissão, que se iniciará em Novo Progresso até a base da mina instalada no Garimpo Tocantinzinho.
Vereadores presentes na sessão consideraram satisfatória a explanação da Empresa Unamgem
Quando a empresa iniciar sua etapa de exploração do ouro passará a gerar cerca de 550 empregos diretos. A Unamgem reiterou que somente em dois anos do período de 2012 a 2014
Itaituba irá faturar de impostos sobre serviços (ISS)11 milhões e 700 mil reais. A empresa estima que seu projeto para 11 anos de exploração de ouro,vai custar aproximadamente 700 milhões de reais.
Os Vereadores presentes na sessão consideraram satisfatória a explanação da Empresa Unamgem quando tiveram respondidas todas as perguntas feitas em relação à empresa que já desenvolve ações sociais próximos ao projeto com atendimento contra malária, vacinações etc. Inclusive, os vereadores no segundo semestre farão uma visita para conhecerem in loco o projeto.
Por outro lado, o vereador Peninha lamenta que uma audiência de grande importância não tenha tido presença da população, nem sequer representante de nenhuma entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário