RIO TAPAJÓS

segunda-feira, 30 de maio de 2011

COMISSÃO DO SENADO APROVA PLEBISCITO DO TAPAJÓS

Eduardo Azevedo, eu, Prefeito Valmir Climaco, Deputado Lira Maia, Senador Flexa Ribeiro, Deputada Josefina e Deputado Hilton Aguiar.

Senador Mário Couto, Prefeito Valmir Climaco, Peninha, Dico, Patrick e Eduardo Azevedo.
Deputada Josefina Carmo, eu, Prefeito Valmir Climaco, Deputado Lira Maia.
Eu, articulando com o Senador Mozarildo Cavalcanti
Eu e o Senador Demóstenes Torres.
Eu e o Senador Aloisio Nunes.
Vereador Raimundo Pimentel, eu, Prefeito Valmir Climaco, Deputado Priante, Deputado Dudimar Paxiúba, Deputado Hilton Aguiar, Eduardo Azevedo e Patrick Souza.

Numa reunião polêmica, mas que o senso prevaleceu, a Comissão de Constituição e Justiça – CCJ do Senado aprovou com um voto contra (Senador Aloisio Nunes-PSDB) o Projeto Decreto Legislativo que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós. Eu estive presente juntamente com o Prefeito de Itaituba Valmir Climaco, Vereador Raimundo Pimentel (Dico), Presidente da Associação Comercial de Itaituba, Patrick Souza e o Assessor Especial da Prefeitura de Itaituba, Eduardo Azevedo. Na votação, o que foi interessante foram os pronunciamentos dos senadores. Destacamos: “Senador Waldimir Moka – PMDB (Mato Grosso do Sul) disse: O Estado do Pará é maior que o Estado de Sergipe 60 vezes”, por esse motivo sou favorável a criação do Estado do Tapajós. O Senador Luiz Henrique, ex Governador de Santa Catarina disse: “A Alemanha tem o tamanho do Estado do Paraná e possui mais de 30 mil municípios”, por isso sou favorável a criação do Estado do Tapajós. A senadora Marta Suplicy foi infeliz, quando criticou que a criação do Estado do Tapajós iria eleger mais senadores e a bancada do norte-nordeste iria se fortalecer. Mesmo assim, Marta Suplicy foi favorável ao plebiscito. O Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi favorável, mas quer o plebiscito em todo o Estado do Pará. Os Senadores mais decisivos na aprovação foram Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) autor do projeto e Vital Rego (PMDB-PB) relator do projeto. Mozarildo Cavalcanti fez uma explanação sobre o novo Estado, mostrado que o Tapajós nascia um Estado forte em população e na sua economia. O relator do projeto Senador Vital Rego foi além no seu parecer. Já existem estudos preliminares sobre o Tapajós há anos e sua viabilidade é fantástica, disse Vital Rego. O Tapajós tem uma área maior que o Estado do Acre, do que Roraima e sua população será também bem maior que esses Estados. A criação do Estado do Tapajós é um sonho da população há mais de 80 anos, finalizou Vital Rego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário